As 3 ações do agro que ‘esfregam as mãos’ com alta do açúcar, segundo corretora
Os preços do açúcar tem avançado no mercado internacional há duas semanas, após a Índia anunciar um bloqueio nas suas exportações, em virtude de uma menor produção por conta de problemas climáticos.
Além da migração para o etanol, a produção do país vem sendo afetada por safras abaixo da média para cana-de-açúcar, em meio a queda dos estoques mundiais do produto nos últimos anos.
De acordo com a Guide Investimentos, todos esses fatores devem contribuir para a manutenção dos preços do açúcar em patamares mais elevados nos próximos meses, o que favorece as ações Raízen (RAIZ4), São Martinho (SMTO3) e Jalles Machado (JALL3).
- Dados importantes movimentam a semana, com atenção para a inflação no Brasil; Saiba como os dados divulgados amanhã podem refletir no Ibovespa clicando aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
Segundo a corretora, os estoques de açúcar caíram de 50 milhões de toneladas para cerca de 30 milhões de toneladas nos últimos 5 anos, o que resulta em preços mais elevados, que devem perdurar tanto pela redução da produção na Índia e a perspectiva de pior na safra 2023/2024 do país em função do El Niño.
Dessa maneira, segundo a Guide, a situação beneficia a São Martinho e a Jalles Machado em especial, já que açúcar e etanol são as principais atividades das empresas.
Por fim, ainda que a Raízen seja impactada positivamente, a empresa tem um menor grau de exposição ao cenário, já que também atua na distribuição de combustíveis, além da produção de açúcar e etanol.