As 21 melhores rodovias estão sob gestão privada, aponta divulgação da CNT
Divulgado em 17 de outubro pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), um estudo apontou que as 21 melhores rodovias brasileiras são concedidas à administração privada. O ranking com 109 ligações rodoviárias mostrou 81,9% de avaliação positiva – classificadas como Ótimo ou Bom – para as rodovias sob gestão privada, que também se mostraram relativamente superiores às de domínio público.
Foram 107.161 quilômetros de rodovias sob análise. Desse total, 19.598 quilômetros encontram-se concedidos. Os dados apontados pela pesquisa, segundo César Borges, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), apontam para a consolidação do processo de concessão de rodovias. Mesmo assim, Borges salienta: “Ainda há muito a ser realizado na malha rodoviária brasileira, que pode ser melhorada com a participação da iniciativa privada”.
Neste ano, 87.563 km de rodovias sob gestão pública e 19.598 km concedidas à administração privada foram avaliados. Entre 2017 e 2018, as rodovias concedidas apresentaram melhora de 7,5%. Foram 16.071 quilômetros classificados como Ótimo ou Bom no Estado Geral. Em relação às rodovias sob administração pública, no entanto, a classificação em Ótimo ou Bom representa 34,2% – ou 30.010 km – das linhas rodoviárias.
Investimentos
De acordo com os resultados do estudo, desde 2014, os investimentos públicos federais para a manutenção das rodovias vêm caindo drasticamente. Em 2011, foram investidos R$ 11,21 bilhões. No ano de 2016, o volume caiu para R$ 8,61 bilhões. Hoje em dia, o prejuízo com os acidentes supera o valor dos recursos – respectivamente, R$ 10,8 bilhões e R$ 8,31 bilhões gastos em 2017.
“Não temos dúvidas de que o poder público precisa reconhecer a importância da iniciativa privada e chamar os investidores para serem protagonistas dessa empreitada”, afirma Clésio Andrade, presidente da CNT. “A viabilização dos investimentos privados, com a garantia de segurança jurídica e propostas atrativas de parceria, deve ser sempre priorizada”.
O presidente executivo da ABCR apresenta uma opinião semelhante à de Andrade: “Desde 1995, o setor de concessão de rodovias federais, estaduais e municipais já investiu R$ 97 bilhões em melhorias e manutenção das rodovias, sendo R$ 6,8 bilhões em 2017. Anualmente, gera cerca de 47 mil empregos”. Borges ainda diz que as concessionárias estão prontas para investir, de imediato, R$ 20 bilhões nesse setor caso as dificuldades sejam superadas.