As 20 empresas com os maiores lucros e os maiores prejuízos de 2018
Em 2018 a Petrobras (PETR4) foi a a empresa que teve o maior lucro, seguida pela Vale, Itau Unibanco e Bradesco, mostra levantamento feito pela Economática. Entre as 20 empresas com lucros mais altos, há cinco bancos, três do setor de Telecomunicações, três setores com duas empresas e seis com uma empresa apenas, explica Einar Rivero, autor do estudo.
O perigo mora ao lado: mercado pune emergentes em fraqueza fiscal e “aguarda” Brasil
O fato de uma empresa ter um lucro alto não quer dizer, porém, que seu desempenho foi bom. Tudo depende de quanto capital é aplicado na companhia e quanto o lucro representa em termos de retorno desse capital, ou seja, sua rentabilidade. Uma fábrica de celulose ou uma refinaria usarão muito mais capital e portanto vão demorar muito mais tempo para dar retorno, mas em compensação darão ganhos por mais tempo.
No caso dos bancos, um dos referenciais é o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), que mostra quanto o lucro representa do capital empregado pelo banqueiro no negócio. No Brasil, os bancos têm rentabilidades elevadas, acima de 20% ao ano, para números mais perto de 10% ao ano nos países desenvolvidos.
Maiores perdas de 2018
Já com relação às perdas, a BRF é a empresa com maior prejuízo em 2018 com R$ 4,44 bilhões, seguida pela Minerva e Mendes Junior.
Entre as 20 empresas com maiores prejuízos estão cinco do setor de construção, três de energia elétrica, outros dois setores com duas empresas e oito setores com uma empresa.