Comprar ou vender?

As 15 melhores ações para ‘tirar lucros’ no Brasil, segundo Santander

15 out 2024, 13:35 - atualizado em 15 out 2024, 13:35
Ibovespa, Ações, Investimentos, Selic
Melhora econômica do Brasil pode resultar em valorização surpreendente de algumas ações; entenda o porquê. (Imagem: Unsplash/Firmbee.com)

O Santander reviu o seu portfólio de Brasil em meio às mudanças de cenário aqui e nos Estados Unidos. Lá fora, a expectativa recai sobre os juros.

  • A carteira de investimentos ideal existe? BTG Pactual quer ajudar investidores a montar carteira personalizada para diferentes estratégias; saiba mais

Segundo os analistas, após a divulgação do CPI dos EUA em setembro, o mercado futuro agora prevê um corte de taxa de 25 bps (pontos-base) em novembro, abaixo dos 50 bps.

“A inflação não está mais caindo tão rapidamente, e o mercado de títulos não parece mais acreditar que o Federal Reserve ultrapassará sua meta para o lado negativo”, diz.

Por aqui, a preocupação, mais uma vez, é no fiscal. Tudo isso porque o governo propôs uma expansão da faixa de isenção do imposto de renda para indivíduos que ganham até R$ 5 mil por mês, o que causou comoção no mercado.

Nos cálculos do banco, essa medida pode resultar em uma redução da arrecadação de impostos em aproximadamente R$ 40 bilhões, o equivalente à cerca de 0,4% do PIB, minando ainda mais a confiança dos investidores no comprometimento da administração em reduzir o desequilíbrio fiscal.

Os rendimentos de dois anos do Brasil dispararam cerca de 30 pontos-base, com a curva agora precificando uma taxa Selic Terminal de 13,25% para setembro de 2025, desfazendo a maioria dos cortes de taxas implementados desde junho de 2023.

“Embora as taxas possam parecer assimétricas, e possa ser tentador comprar nomes sensíveis a taxas, teríamos cautela neste momento. A frente fiscal continua a produzir uma cacofonia de ruído, com quase todos os dias trazendo novas notícias que podem impactar o sentimento do mercado”, afirma.

Entre os empresas, o Santander prefere teses idiossincráticas, compostas por nomes com potenciais revisões positivas de lucro por ação e momentum de lucros positivos e ações que, historicamente, superaram os ciclos de alta do Banco Central e o Fed.

As maiores posições na carteira são Totvs (TOTS3), Sabesp (SBSP3), Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Petrobras (PETR4).

Empresa Ticker Exposição na carteira
Totvs TOTS3 5,3%
Sabesp SBSP3 5,2%
Itaú ITUB4 4,8%
Bradesco BBDC4 4,5%
Petrobras PETR4 4,5%
Eletrobras ELET6 4,3%
Hapvida HAPV3 4,2%
Renner LREN3 3,2%
Porto Seguro PSSA3 3%
Direcional DIRR3 3%
Mercado Livre MELLIU 3%
SmartFit SMFT3 2%
Vivara VIVA3 1,8%
WEG WEGE3 1,8%
Vale VALE3 0,8%

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar