Arthur Lira, novo presidente da Câmara, propõe “pauta emergencial”
O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a disposição de encaminhar uma “pauta emergencial”, com medidas para “ajudar o povo brasileiro a enfrentar os traumas da pandemia”.
Em seu discurso de posse, o deputado afirmou que “a política tem uma grande dívida com o povo brasileiro”. Lira declarou que os projetos que comporão a pauta emergencial serão debatidos com os demais parlamentares, com o mercado e com o Senado.
O alagoano afirmou, inclusive, que vai procurar o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para discutir a ideia.
Ao se dirigir diretamente aos investidores e ao mercado, Lira ressaltou que a transparência e a previsibilidade das decisões da Câmara passam pelo “respeito aos ritos”, com o tratamento equidistante de todas as legendas, de acordo com a proporcionalidade de cada bancada.
Lira foi eleito na noite desta segunda-feira (1) para comandar a Câmara no biênio 2021-2022. O deputado liderou um bloco de 11 partidos, que somam 247 parlamentares. Sua votação, contudo, ultrapassou essa base. Com 302 votos, ele venceu Baleia Rossi (MDB-SP) já no primeiro turno.