Arthur Lira consegue maioria dos votos e é reeleito presidente da Câmara dos Deputados
Arthur Lira (PP) conseguiu a maioria dos votos dos deputados federais e esta reeleito como presidente da Câmara dos Deputados. Parlamentares eleitos e reeleitos tomaram posse nesta quarta-feira (1) em Brasília para dar início aos seus mandatos e, como primeiro ato, elegeram o novo presidente e a mesa diretora.
Reeleito para o próximo biênio para chefiar a casa, Lira teve 464 votos, o máximo já recebido por um parlamentar eleito. Chico Alencar (Psol) teve 21 votos e Marcel Van Hatten (Novo) 19 votos para presidente da Câmara dos Deputados.
Nascido em Maceió, Arthur Lira, de 53 anos, é advogado e pecuarista. Começou a carreira política como vereador da capital de Alagoas em 1992, se reelegendo quatro anos depois.
Foi deputado estadual de 1999 a 2011, quando se elegeu como deputado federal pelo seu estado. Já foi filiado ao PFL, PSDB, PTB, PP, PMN antes de se filiar ao PP em 2009.
O político, antes mesmo de se destacar na Câmara dos Deputados, esteve envolvido na operação Lava Jato junto com seu pai, então senador da República. Também esteve envolvido no processo de cassação do então presidente da casa Severino Cavalcante.
No final de seu primeiro mandato como presidente, Arthur Lira conseguiu construir uma grande base de aliados, incluindo partidos de todos os tipos e tamanhos e conseguindo, inclusive, o apoio de Lula e que não houvesse um candidato apoiado por Jair Bolsonaro.