CryptoTimes

ARK Investments e 21Shares são as mais novas empresas a propor ETF de bitcoin aos EUA

29 jun 2021, 9:21 - atualizado em 29 jun 2021, 9:24
Recentemente, solicitações de ETFs de bitcoin passaram por uma onda de adiamentos, pois a SEC precisa de mais tempo para examinar as propostas. É bem provável que o ARK 21Shares Bitcoin ETF também fique na lista de espera (Imagem: ARK Investments)

ARK Investments entrou para a lista de empresas que aguardam pela aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) de bitcoin (BTC). A empresa está ajudando a 21Shares com uma nova oferta: o ARK 21Shares Bitcoin ETF.

21Shares é a patrocinadora do fundo enquanto ARK irá auxiliar na comercialização das ações do ETF, segundo um formulário S-1 recém-enviado à Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC).

A ideia é oferecer exposição indireta ao bitcoin por meio de ações valoradas diariamente com base no índice S&P Bitcoin, desenvolvido pela S&P Down Jones Indices (SPDJI).

O índice coleta dados das corretoras cripto Binance, Bitfinex, Bitflyer, Bittrex, Bitstamp, Coinbase Pro, Gemini, HitBTC, Huobi, Kraken, KuCoin e Poloniex para chegar a um preço unificado, baseado em “uma combinação de métricas qualitativas e quantitativas”, de acordo com o documento.

Assim como outras ofertas enviadas à SEC, o ARK 21Shares Bitcoin ETF visa ser negociado na CBOE BZX Exchange.

CBOE enviou diversos formulário 19b-4 — documento que uma corretora envia para listar as ações de um possível novo fundo ETF — para lançar outros fundos parecidos, como o da VanEck, WisdomTree, dentre outros.

A Coinbase (COIN) foi escolhida para custodiar os bitcoins do ETF recém-proposto enquanto o Bank of New York (BNY) Mellon irá atuar como administrador e agente de transferência.

Recentemente, solicitações de ETFs de bitcoin passaram por uma onda de adiamentos, pois a SEC precisa de mais tempo para examinar as propostas. A agência só poderá começar a decisão para a oferta ARK 21Shares quando o CBOE enviar outro 19b-4 e este formulário for registrado publicamente.

theblock@moneytimes.com.br