Argentina precisa ganhar confiança do investidor, diz BlackRock
O diretor-presidente da BlackRock, Larry Fink, disse que a Argentina tem um longo caminho a percorrer antes de recuperar a confiança dos investidores.
Fink disse que a constante mudança do governo de uma política econômica para outra tem minado a confiança no país e que vai levar “muito tempo” para o setor privado se sentir confortável de investir na Argentina novamente.
“Se você estiver interessado na América Latina, existem lugares mais seguros e consistentes para investir do que a Argentina neste momento”, disse Fink em conferência virtual organizada pelo Banco Santander. “Espero que governo atual recupere essa confiança.”
Os comentários de um dos maiores investidores estrangeiros da Argentina destacam a frustração de Wall Street poucas semanas depois de uma reestruturação da dívida de US$ 65 bilhões, que deveria estabelecer um caminho para o crescimento sustentável.
Os títulos estrangeiros da Argentina despencaram desde o acordo, com queda de 24%. Ao mesmo tempo, uma nova série de controles de capital não conseguiu sustentar o peso. A diferença entre a taxa de câmbio oficial e a usada por investidores e poupadores para escapar dos controles aumentou recentemente para o nível mais alto em mais de 30 anos.
“Precisamos nos sentir confortáveis de que não prejudicaremos o dinheiro confiado por nosso cliente, de que podemos ter a confiança de que receberemos 100% de nosso principal”, disse Fink.