BusinessTimes

Argentina pode tentar novamente controlar agroexportadora Vicentin

19 jun 2022, 13:32 - atualizado em 19 jun 2022, 13:32
Alberto Fernandez
Em 2020, Alberto Fernández tentou tomar o controle da empresa. (Imagem: Gabriel Bouys/Pool via Reuters)

A Argentina, uma das maiores exportadores de alimentos do mundo, pode tentar intervir na agroexportadora Vicentin, que está em crise e com uma ampla dívida com o Estado, disse neste domingo o presidente argentino, Alberto Fernández, em entrevista a um jornal local.

Preocupado com a alta inflação, o governo de centro-esquerda de Fernández havia tentado em 2020 tomar o controle da empresa, atualmente em processo de falência, para participar da fixação de preços locais dos alimentos, o que gerou uma forte rejeição do setor agrícola.

Antes de entrar em crise, a Vicentin era uma das principais empresas agroexportadores da Argentina.

“Agora há um novo cenário na Vicentin, que não tínhamos em 2020, e existe a possibilidade de uma intervenção que naquele momento descartei”, disse Fernández, em entrevista ao jornal Página 12.

O Banco Nación, controlado pelo Estado argentino, é um dos principais credores da empresa. Segundo a imprensa local, a dívida da Vicentin com a entidade financeira seria de 300 milhões de dólares.

“Sobre alimentos, precisamos fazer alguma coisa que nos permita de alguma maneira intervir e colocar as coisas em ordem”, disse Fernández, no momento em que a Argentina sofre com uma inflação que pode superar os 70% este ano, segundo estimativas de analistas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar