Argentina: Milei deixa de lado seu principal plano econômico após derrota de megadecreto; confira
O presidente da Argentina, Javier Milei, pode estar deixando de lado uma das suas principais bandeiras durante as eleições: a dolarização do país latino.
Segundo informações da Bloomberg, Milei não acredita que será possível trocar o peso argentino por dólar antes das eleições legislativas, marcadas para o ano que vem.
- Como Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e Felipe Miranda estão investindo? Descubra no Macro Summit Brasil 2024, evento 100% online e gratuito; clique aqui para participar
“Não creio que chegaremos lá antes das eleições legislativas do ano que vem, mas o objetivo continua a existir”, disse em entrevista à CNN en Espanol.
Vale lembrar que as falas do presidente sobre o tema são vagas, sendo que ele já havia dito que a dolarização viria só depois que seu governo “limpasse o balanço do banco central e reformasse o sistema financeiro” do país. No entanto, ele não sinalizou datas.
Derrota de Milei: Senado da Argentina rejeita megadecreto econômico
No mês passado, Senado da Argentina rejeitou o amplo megadecreto de reformas econômicas de Milei, o que é considerado um duro golpe na agenda de austeridade do líder libertário, que tenta remediar a economia em dificuldades do país.
O decreto, que originalmente continha mais de 600 artigos, foi rejeitado em uma votação de 42 a 25, com quatro abstenções, mas só poderá ser definitivamente descartado se também for rejeitado pela Câmara dos Deputados. O partido do presidente tem minoria em ambas as Casas.
- ‘O Ocidente está em perigo’: Como foi o primeiro evento internacional de Milei, em Davos?
- Hasta la vista, BC: Milei promete fechar o banco central da Argentina ‘mais cedo ou mais tarde’