Internacional

Argentina dobra acesso a swap cambial da China para US$ 10 bilhões

02 jun 2023, 16:16 - atualizado em 02 jun 2023, 16:16
Argentina
“O procedimento começou a aumentar o valor utilizável em outros 35 bilhões de iuanes”, disse o banco central da Argentina (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

A Argentina assinou um acordo para renovar sua linha de swap cambial com a China e dobrar a quantia que pode acessar para quase 10 bilhões de dólares, disse o banco central do país sul-americano em comunicado nesta sexta-feira, em iniciativa que pode impulsionar suas reservas cambiais cada vez menores.

O banco central disse que os dois países concordaram em renovar a linha de swap total de 130 bilhões de iuanes (18,4 bilhões de dólares) por mais três anos e, eventualmente, dobrar a parte livremente acessível do swap de 35 bilhões de iuanes para 70 bilhões de iuanes (9,9 bilhões de dólares).

“O procedimento começou a aumentar o valor utilizável em outros 35 bilhões de iuanes”, disse o banco central da Argentina após uma reunião entre autoridades em Pequim.

“Este aumento entrará em vigor uma vez esgotada a primeira parcela da prorrogação utilizada para o intercâmbio comercial entre os dois países e com o acordo das partes.”

As reservas cambiais do país caíram fortemente este ano devido a uma seca histórica que reduziu as exportações de grãos, principal fonte de receita em dólares, e o peso enfraqueceu pressionado pela inflação anual, atualmente em 109%.

O Ministério da Economia da Argentina disse que o swap será em uma única parcela e estará disponível gratuitamente para qualquer tipo de operação financeira, acrescentando que o país procurará promover mais operações spot e futuras em iuanes.

reuters@moneytimes.com.br