AgroTimes

Argentina autoriza exportações de gado e reverte proibição de 5 décadas

26 fev 2025, 16:58 - atualizado em 26 fev 2025, 16:58
Argentina gado
(Foto: Reuters/Fred Greaves)

O governo da Argentina autorizou a exportação de gado, revertendo uma proibição que estava em vigor há mais de cinco décadas no país famoso por seus cortes de carne bovina e pelo tradicional churrasco.

Em uma declaração nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Agricultura apresentou a reversão da política como um movimento em direção a “uma maior concorrência na cadeia de carne e gado”, em linha com a pressão do presidente libertário Javier Milei para desregulamentar a segunda maior economia da América do Sul.

No mês passado, o governo de Milei promulgou um corte de impostos de cinco meses para as exportações de grãos e seus derivados em outra tentativa de promover as vendas no exterior.

As vendas do enorme setor agrícola do país para os mercados estrangeiros constituem a maior fonte de moeda forte para os cofres do banco central, necessária para financiar as importações e pagar as dívidas.

No ano passado, a Argentina exportou cerca de 935.000 toneladas métricas de carne bovina, sendo que quase 70% foram enviadas para compradores chineses, de acordo com dados oficiais.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar