Colliers International Brasil

Áreas para coworking crescem mais de 340% em SP e RJ

19 set 2018, 16:06 - atualizado em 19 set 2018, 16:06
Escritório da WeWork na Faria Lima (Reprodução/Facebook)

De acordo com um estudo realizado pela Colliers International Brasil, as áreas para coworking nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro cresceram mais de 340% nos últimos 30 meses.

A comparação realizada pela Colliers sobre a ocupação de escritórios de alto padrão pelas duas maiores empresas de coworking no Brasil, a Regus e a WeWork, em São Paulo e no Rio de Janeiro se deu entre os anos 2016 e 2018.

Em 2016, foram 32.097 m² de área total ocupada só na capital paulista, a Regus tendo 22 edifícios ocupados instalados e a WeWork somente um. Com crescimento de 348,5%, o valor do primeiro semestre deste ano chegou a 111.861 m², com 29 edifícios pela Regus e 10 pela WeWork. Somando os empreendimentos, o número sobe de 23 para 39, um aumento de 69% nos últimos 30 meses.

Os dados do Rio de Janeiro mostram semelhança com os de São Paulo. De 13. 151m² para 26.740 m², a Regus superou o dobro de sua área ocupada entre 2016 e 2018. A WeWork, que em 2016 não tinha nenhuma locação na capital fluminense, conseguiu uma área de 18.226 m² só neste ano. Juntos, a taxa de escritórios de alto padrão alugados cresceu quase 342% nos períodos analisados.

Regus Palácio da Agricultura, unidade localizada em Brasília (Reprodução/Facebook)

Em relação ao número de empreendimentos ocupados, a Regus dobrou de tamanho. De 10 edifícios na cidade em 2016, a empresa atualmente conta com 20, enquanto que a WeWork possui 4 edifícios instalados no ano de 2018.

O estudo da Colliers ainda consegue traçar o comportamento de cada empresa no setor de coworking. A partir da área média ocupada pela Regus e pela WeWork, percebe-se que a primeira tem como preferência os espaços menores e mais pulverizados por ambas as cidades. Sua média de ocupação é de 1.400 m² em cada um de seus 29 edifícios na capital paulista. No Rio de Janeiro, a média em cada um dos 20 empreendimentos é de 1.337 m².

A WeWork opta por áreas maiores e menor número de edifícios. Em São Paulo, a média é de 7.127 m² em cada uma das 10 ocupações, enquanto que no Rio de Janeiro são 4.556 m² em cada um dos 4 empreendimentos ocupados.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar