Área de investimentos do Banco Inter vale R$ 2 bilhões, calcula BTG
A área de investimentos do Banco Inter (BIDI4; BIDI11) vale aproximadamente R$ 2 bilhões, avaliam os analistas do BTG Pactual em um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (23).
Para calcular o valor da PAI (Plataforma Aberta de Investimentos), os analistas Eduardo Rosman e Thomas Peredo tomaram como base a aquisição de 35% do ModalMais pelo Credit Suisse e que avaliou a corretora por R$ 5 bilhões.
A plataforma alcançou 601 mil investidores no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 28% na comparação trimestral e 205% ano a ano.
“Se excluirmos a parte do banco, o valor dos ativos sob administração total do PAI alcançou R$ 13,6 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 14% em relação ao trimestre anterior e 140% na passagem anual. Sim, grande parte vem de amigos e da família Menin, que controla o banco. Mas acreditamos que os clientes de varejo atingiram algo próximo a aproximadamente R$ 8,5 bilhões, ainda um forte número”, escreveram os analistas.
Considerando estes números, Rosman e Peredo aplicaram um desconto de 40% sobre o múltiplo médio de capitalização de mercado ao valor dos ativos sob administração da XP Investimentos e do ModalMais para chegar à avaliação de R$ 2 bilhões.
“A ação do Inter avançou 20% nos últimos dois dias, o que pode indicar que o momento para a ação pode estar melhorando”, diz o BTG. A recomendação é de compra, com preço-alvo de R$ 36.
Marketplace
O Banco Inter está avançando suas operações de comércio eletrônico, o que pode estar ampliando o interesse de potenciais investidores, mas uma venda do controle não está em discussão, disse o presidente-executivo, João Menin.
Segundo o executivo, com os efeitos da pandemia da Covid-19, entre eles o crescimento do e-commerce, o marketplace criado pelo Banco Inter em agosto passado atingiu neste mês a marca de 2,5 milhões de reais diários em transações. Isso ajudou a ampliar as receitas não financeiras do banco, já que as operações de compra e venda na plataforma rendem comissões para a empresa, que tem quase 6 milhões de clientes.
“Estamos no limiar de nos tornarmos uma plataforma de 1 bilhão de reais por ano em volume de negócios”, afirmou Menin em entrevista à Reuters.