Agenda do Dia

Arcabouço fiscal intensifica racha entre alas política e econômica: Veja o que movimenta a segunda-feira (20)

20 mar 2023, 8:29 - atualizado em 20 mar 2023, 8:31
Haddad e Lula
Lula teria pedido novos cálculos sobre a regra fiscal que substituirá o teto de gastos e mais conversa da parte da Fazendo com a ala política.  (Imagem: Adriano Machado/Reuters)

Diferentemente do que o mercado esperava, o novo arcabouço fiscal não agradou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sexta-feira, Lula se reuniu por mais de duas horas com os ministros da área econômica, mas as informações de bastidores é que a agenda política e a econômica não estão se encontrando.

Embora Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Geraldo Alckmin (vice e Indústria) defendam que a nova regra fiscal é o que o mercado espera para o controle de gastos, Casa Civil teme que o modelo reduza o espaço para gastos sociais e investimentos.

Com isso, o texto da proposta segue trancado à sete chaves. Lula teria pedido novos cálculos sobre a regra que substituirá o teto de gastos e mais conversa da parte da Fazendo com a ala política.

O embate acabou com o plano de Haddad de anunciar a nova regra antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dia 21 e 22 de março. Segundo o ministro, a pasta cumpriu o cronograma proposto e que, agora, o novo argabou “está na mão dele [Lula]”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira a agenda do presidente Lula desta segunda-feira (20)

Horário Programação Local
9h Reunião com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
10h Reunião com o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Corrêa Palácio do Planalto
11h Lançamento do Programa Mais Médicos Palácio do Planalto
15h Reunião com o Ministro da Defesa, José Múcio, Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen, e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno Palácio do Planalto
16h Reunião com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e Presidente da EBC, Hélio Doyle Palácio do Planalto
17h Reunião com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula Palácio do Planalto

Economia

A semana começa com a agenda esvaziada, mas promete abalar corações. Na quarta-feira o mercado enfrenta duas decisões de juros: do Federal Reserve e o Banco Central aqui no Brasil.

La nos Estados Unidos, a dúvida é se o Fed vai segurar a mão no aperto monetário ou se pode até manter a taxa de juros do jeito que está. Um motivo para um eventual fim do ciclo de altas seria o risco trazido pela crise bancária. No entanto, na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) optou por manter o reajuste de 0,50 ponto percentual apesar de o mercado apostar em 0,25 pp e os bancos comerciais pedirem para a autoridade monetária adiar a decisão.

Por aqui, a discussão já é outra: o mercado quer saber quando o Banco Central começará a cortar a Selic. A taxa de juros está estacionada no patamar de 13,75% ao ano desde agosto e a autoridade segue dizendo que as expectativas inflacionárias estão desancoradas e que o governo precisa apresentar mais compromisso com a responsabilidade fiscal.

Confira a agenda econômica desta segunda-feira (20)

Horário País Indicador
México Feriado
8h25 Brasil Relatório Focus
12h20 Argentina Balanço Orçamentário