Agenda do Dia

Arcabouço fiscal deve sofrer mudanças no Senado; veja o que movimenta a terça (20)

20 jun 2023, 8:16 - atualizado em 20 jun 2023, 8:16
Arcabouço Fiscal, Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está evitando o assunto sobre as negociações do arcabouço fiscal e as emendas apresentadas. (Imagem: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

O arcabouço fiscal será passará por votação no Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-feira (20). Depois de aprovado, ele vai para plenário, o que deve acontecer, no máximo, até a próxima semana.

O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, está evitando o assunto sobre as negociações da nova ancora fiscal e as emendas apresentadas, mas já se sabe que a proposta precisará voltar para análise da Câmara dos Deputados, uma vez que o texto foi alterado. Apesar disso, Pacheco afirma que o arcabouço será aprovado.

O governo já publicou no Diário Oficial exoneração de Gabriel Galípolo da secretaria executiva do Ministério da Fazenda. Ele foi indicado para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central e será sabatinado na próxima terça-feira (27).

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Roma, onde deve se encontrar com o Papa Francisco. Ele também discursará na próxima edição do festival de música Global Citizen, que será realizado em 22 de junho, em Paris.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Lula desta terça-feira (20)

Horário Programação Local
14h Chegada a Roma (horário local: +5h em relação à Brasília) Aeroporto Ciampino Militare
18h Audiência com o Professor Domenico de Masi Roma – Itália

Economia

Hoje acontece a primeira etapa da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Esta fase é reservada às apresentações técnicas de conjuntura; já a segunda — que acontece amanhã — é para decisões das diretrizes de política monetária.

A expectativa é de que o Banco Central mantenha a Selic em 13,75% ao ano, mas já sinalize em seu comunicado uma eventual mudança na taxa básica de juros a partir de agosto.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (20)

Horário País Indicador
Brasil 1º dia da reunião do Copom
01h30 Japão Produção Industrial (Abril)
06h00 Zona do Euro Produção do Setor de Construção (Abril)
09h30 EUA Construção de Casas Novas (Mensal – Maio)
10h15 Brasil FGV – Monitor do PIB (Abril)
20h50 Japão Atas da Reunião de Política Monetária