Arcabouço fiscal: Aprovação deixa Ibovespa (IBOV) livre para surfar em outros gatilhos; entenda
Ontem, o texto final do arcabouço fiscal foi finalmente aprovado pela Câmara dos Deputados. O projeto de lei que estabelece regras sobre o quanto o governo federal poderá gastar nos próximos anos segue agora para sanção presidencial.
O analista da Empiricus Research, Matheus Spiess, comentou no Giro do Mercado desta quarta-feira (23) que o mercado gostou da aprovação, que deve ‘desengasgar’ a agenda econômica e abrir espaço para que o Ibovespa (IBOV) absorva melhor outros gatilhos, como a queda da taxa Selic.
EDP Brasil (ENBR3) dá adeus à B3
A EDP Brasil (ENBR3) deu adeus definitivo à B3, depois que a CVM aprovou a conversão do registro de categoria da companhia para categoria “B”, e as ações da companhia deixarem de ser negociadas na bolsa de valores.
Segundo o analista Ruy Hungria a estratégia da companhia é um indicativo de que a bolsa brasileira está barata, como a equipe da Empiricus já vem sinalizando há algum tempo.
“A bolsa estar barata é um motivo para um controlador fechar o capital de uma empresa, por que esse é o momento em que ele vai comprar as ações por preços baixos.” Ruy ainda destaca que a saída pode não ser definitiva, e que eventualmente, em condições mais favoráveis, a empresa pode voltar a obter sócios brasileiros.