BusinessTimes

Arábia Saudita torna-se o maior acionista externo da Nintendo

18 fev 2023, 18:00 - atualizado em 17 fev 2023, 13:57
Nintendo
O fundo soberano agora possui 8,3% da empresa de jogos com sede em Kyoto, de acordo com um documento, construindo uma posição que estava pouco acima de 6% no início do ano (Imagem: Bloomberg)

O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita tornou-se o maior acionista externo da Nintendo Co. na sexta-feira, no mais recente movimento do Estado do Golfo para reduzir sua dependência do petróleo.

O fundo soberano agora possui 8,3% da empresa de jogos com sede em Kyoto, de acordo com um documento, construindo uma posição que estava pouco acima de 6% no início do ano.

Isso coloca o PIF à frente do Fundo de Investimento de Pensão do Governo do Japão e atrás apenas da própria Nintendo, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Sob o comando do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, a Arábia Saudita está fazendo um esforço conjunto para entrar na indústria de jogos e esportes eletrônicos.

Mais notavelmente, criou o Savvy Games Group sob o guarda-chuva do PIF com um orçamento de $ 38 bilhões e veteranos de longa data da indústria no comando.

Esta semana, a Savvy revelou sua primeira incursão no setor de jogos da China com um investimento de US$ 260 milhões em um organizador competitivo de jogos apoiado pela Tencent Holdings Ltd.

A última compra de participação da Nintendo foi feita para fins de investimento, disse o documento.

Um representante da Nintendo disse que a empresa não comenta sobre acionistas específicos e a PIF não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

“É difícil apostar contra o PIF devido ao seu tamanho no mercado”, disse Kenji Fukuyama, analista do UBS.

“O fundo pode sustentar as ações da Nintendo se continuar aumentando sua participação.”

A Nintendo marcou o terceiro investimento da PIF em uma empresa de jogos japonesa que atingiu o limite de divulgação pública de 5%, junto com a Nexon Co. e a fabricante de Street Fighter Capcom Co.

Electronic Arts Inc., Take-Two Interactive Software Inc. e Koei Tecmo Holdings Co., mostram dados compilados pela Bloomberg.

“A compra da Nintendo, assim como os investimentos em empresas de jogos ao redor do mundo, faz parte do projeto de longo prazo da Arábia Saudita para se tornar menos dependente do petróleo”, disse Akira Takatoriya, consultor que trabalha com empresas japonesas que exportam conteúdo de cultura pop para o Médio Oriente.

Os investimentos do fundo de riqueza são guiados pelas metas do estado saudita para 2030, que incluem a construção de parcerias econômicas estratégicas e trazer tecnologia de ponta para casa.

Algumas das tecnologias que o PIF tem como alvo incluem energia renovável, análise de big data e conteúdo de entretenimento.

A PIF está financiando a construção de Neom, uma cidade futurística no noroeste da Arábia Saudita, que planeja comercializar como o primeiro centro de jogos da região.

Ele abrigará um campus para atrair empresas, desenvolvedores e artistas para colaborar em jogos, dizem documentos de marketing.

MBS, que está tentando reconstruir relações com Washington após o assassinato do colunista do Washington Post Jamal Khashoggi por agentes sauditas em 2018, estava por trás do investimento de US$ 45 bilhões do PIF no primeiro Vision Fund do investidor de tecnologia SoftBank Group Corp.

Essa mudança liderou um esforço de vários anos para obter pontos de apoio nas startups mais proeminentes do mundo.

“Acho que o PIF ainda não está pronto e não ficaria surpreso se continuasse a aumentar sua participação na Nintendo daqui para frente”, disse Serkan Toto, consultor da indústria baseado em Tóquio.

bloomberg@moneytimes.com.br