Arábia Saudita injeta liquidez em bancos locais com a tecnologia blockchain
Nesta segunda-feira (8), a Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA, na sigla em inglês), o banco central do país, anunciou ter injetado parte da liquidez em bancos centrais por meio da tecnologia blockchain.
SAMA não informou sobre a quantidade de liquidez injetada por meio de blockchain mas, na semana passada, o banco central decidiu injetar 50 bilhões de riais sauditas (cerca de US$ 13,35 bilhões) para permitir que bancos apoiem o setor privado.
SAMA afirmou que a aplicação de blockchain é parte de suas iniciativas contínuas de explorar e testar tecnologias emergentes. Ainda não se sabe sobre os detalhes mais específicos da iniciativa.
Essa não é a primeira vez que SAMA testou a tecnologia blockchain. Em 2019, lançou um projeto de moeda digital chamado Aber em parceria com o banco central dos Emirados Árabes Unidos para ajudar bancos em ambos os países a realizar remessas digitais por meio de blockchain.
Em 2018, SAMA firmou uma parceria com a Ripple para ajudar bancos locais a melhorarem sua infraestrutura de pagamento por meio da RippleNet.