Commodities

Arábia Saudita diz que Opep+ deve estar pronta para agir quando mercado precisar

17 nov 2020, 11:15 - atualizado em 17 nov 2020, 11:15
Arábia Saudita Abdulaziz bin Salman
“Nós como um grupo não queremos dar aos mercados nenhuma desculpa para uma reação negativa”, disse o ministro saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman (Imagem: Reuters/Leonhard Foeger)

Produtores de petróleo da Opep+ devem estar preparados para responder ao mercado e devem manter seus compromissos, disse o ministro de Energia da Arábia Saudita nesta terça-feira.

A Opep+, que reúne membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros como a Rússia, está considerando postergar seu plano de aumentar a oferta de petróleo em janeiro, uma vez que a demanda por combustíveis segue pressionada pela crise do coronavírus.

“Nós como um grupo não queremos dar aos mercados nenhuma desculpa para uma reação negativa”, disse o ministro saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, durante encontro virtual de um painel da Opep+, o Comitê Ministerial de Monitoramento Conjunto.

“Os mercados não serão gentis com aqueles que não mantiverem seus compromissos. É por isso que devemos estar preparados para agir de acordo com as exigências do mercado. Eu recentemente disse que estamos prontos para ajustar os termos de nosso acordo se preciso”, afirmou ele.

O comitê ministerial pode recomendar políticas para a Opep+, que fechou um acordo para cortes recorde de produção neste ano. Alguns membros da Opep+ excederam suas cotas de produção no acordo.

Os atuais cortes do grupo, de 7,7 milhões de barris por dia, deveriam ser flexibilizados para 5,7 milhões de bpd em janeiro. Esse plano agora está sendo reavaliado devido à persistência da fraqueza na demanda, disseram fontes na Opep+.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar