Comprar ou vender?

Aproveite a queda da Vale (VALE3) para comprar; “Melhor oportunidade da Bolsa”, diz Toro

26 jul 2022, 11:43 - atualizado em 26 jul 2022, 11:43
Vale
Apesar do cenário desafiador no curto prazo, Toro vê na Vale grande oportunidade (Imagem: Reuters/Washington Alves)

A Vale (VALE3) é a melhor oportunidade da bolsa a médio e longo prazo, segundo a Toro Investimentos.

A corretora destaca que o cenário no curto prazo para o setor de mineração e siderurgia é, no mínimo, desafiador. Isso porque a economia da China, que nas últimas duas décadas foi o grande motor do crescimento mundial, apresenta importantes sinais de desaceleração.

Neste sentido, há uma queda relevante nos preços do minério de ferro, que já devolveu toda a alta do ano e passa a cair em relação a 2021, e o desempenho da Vale, tem acompanhado esse sentimento pessimista com relação à commodity, e já cai mais de 11% no ano.

A corretora aponta que não é atoa que a própria Vale reduziu suas projeções em relação à sua produção este ano, que deve ficar entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas (a anterior estava entre 320 a 335 milhões).

Contudo, no médio e longo prazo, enxergam o papel  da Vale como uma das principais oportunidades da bolsa brasileira, dadas as suas características e vantagens de produção, além de sua operação robusta e diversificada geograficamente.

Recuperação no médio e longo prazo da Vale

“Embora quando analisados os múltiplos, a Vale esteja negociando em um patamar atrativo, além de ter vantagens comparativas relevantes e produza um minério com prêmio de qualidade em relação a seus principais concorrentes, no curto prazo o cenário macroeconômico está sendo a principal variável na formação dos preços internacionais do minério de ferro, assim como na performance das ações da Vale”, diz a Toro.

Dadas as grandes incertezas que rondam o cenário econômico mundial atualmente, a Toro acredita que essa dinâmica deverá continuar no curto prazo.

Entretanto, com uma normalização do cenário macroeconômico mundial, tanto com relação à expectativa de crescimento chinês, como em relação a uma possível recessão nos EUA e Europa, sua cotação deverá retornar ao racional da tese e às variáveis microeconômicas que beneficiam a Vale.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar