Aprovação do governo Lula vai a 51%; há surpresas negativas
Segundo uma pesquisa encomendada pela Genial Investimentos e realizada pela Quaest, divulgada nesta quinta-feira (11), a aprovação do governo do atual presidente Lula chegou a 51%.
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
Minas Gerais é o estado que lidera nesse quesito, com aprovação de 52%. Paraná, São Paulo e Goiás completam a lista dos consultados.
Enquanto isso, no Paraná, a maioria do estado desaprova o governo Lula, chegando a uma taxa de 54%.
Em São Paulo e Goiás, os dados são divididos. Enquanto 50% dos entrevistados de São Paulo aprovam o governo, 50% em Goiás desaprovam.
A avaliação também é no geral positiva, com 35% dos entrevistados do país considerando o governo Lula positivo. 28% considera regular, 34% negativo e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Surpresa negativa? Estados acreditam que economia piorou no último ano do governo Lula
Nos estados consultados, a maioria em todos acredita que a economia brasileira, cujo Produto Interno Bruto (PIB) chegou a quase 3% no último ano, piorou.
- LEIA TAMBÉM: Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado debatem oportunidades de investimento no Macro Summit Brasil 2024; assista gratuitamente
No Paraná, 49% dos entrevistados consideraram que a economia piorou no último ano. Em São Paulo, a taxa chega a 42%.
Olhando especificamente para cada estado, a maioria dos entrevistados entre os quatro consultados considera o governo negativo, taxa que chega a 41% no Paraná
A coleta foi realizada entre os dias 04 e 07 de abril, com eleitores com 16 anos ou mais, apresentando uma margem de erro maior no Paraná, entre 1.121 e 2.9 pontos percentuais.
O perfil dos entrevistados é de maioria feminina, entre 31 a 50 anos, com Ensino Médio completo ou incompleto.
Cenário político de cada estado também foi analisado
Goiás é o estado que mais aprova a governança estadual, de Ronaldo Caiado, taxa que chega a 86% no local.
Em Goiás, a avaliação do governo de Caiado também é positiva, com 70% considerando a governança positiva.
Em São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas, 62% dos entrevistados aprovam a governança e 29% desaprovam.
Menos da metade dos entrevistados considera positiva o governo de Tarcísio de Freitas, taxa que chega a apenas 41%. 35% consideram regular, 16% negativo e 8% não souberam ou não quiseram responder.
Romeu Zema, de Minas Gerais, também recebeu 62% de aprovação. Já Ratinho Junior, do Paraná, obteve 79% de aprovação.
- O pior já passou para o varejo brasileiro? Analista Larissa Quaresma comenta crescimento nas vendas do setor e recomenda ações para surfar no cenário mais positivo: Confira no Giro do Mercado desta quinta-feira (11):
No estado, o destaque entre as áreas de atuação do Governo Estadual vai para a área de “Infraestrutura e mobilidade”, com 49% considerando a atuação positiva nesse setor.
O setor de “Saúde” é o que mais divide opiniões, com 35% dos entrevistados considerando a atuação regular e 32% avaliando negativamente.
Entre os estados, o destaque vai para a avaliação positiva para a área de “Segurança pública” em Minas Gerais. No local, 69% consideram a atuação estadual nessa área positiva.