Política

Aprovação do governo Lula cresce e chega a 55%, mostra Ipespe

14 set 2023, 12:42 - atualizado em 14 set 2023, 12:42
Aprovação, Governo Lula
Governo Lula cresce 4 pontos percentuais em aprovação (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu quatro pontos percentuais, chegando a 55%, de acordo com o Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo (Ipespe).

Desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro, esse é o maior índice de aprovação atingido. A pesquisa indica que outros 38% dos entrevistados reprovam o atual governo. Já os demais 7% não sabem ou não responderam à pesquisa.

O estudo aponta que 48% dos entrevistados dizem que a situação econômica do país melhorou. Outros 19% afirmam que piorou e 33% acreditam que segue igual.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, com duas mil pessoas, nas cinco regiões do país, a pedido da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Os resultados dessa edição do Radar Febraban refletem em grande medida o ambiente econômico favorável apontado nas últimas avaliações e projeções divulgadas, que indicam desaceleração da inflação, redução da taxa de juros, queda do desemprego, aumento do consumo e adesão às medidas para redução do endividamento”, lembra o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

Desenrola Brasil

A pesquisa indica que é grande o conhecimento e interesse do brasileiro pelo programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas do Governo Federal, com a participação dos bancos.

O levantamento aponta que subiu de 45% em junho para 70% em agosto o conhecimento sobre o programa, que influencia na percepção popular do governo. Assim, avança a adesão ou o interesse em participar, chegando a 73% entre aqueles que possuem dívidas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar