Aprovação do governo Lula cresce e chega a 55%, mostra Ipespe
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu quatro pontos percentuais, chegando a 55%, de acordo com o Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo (Ipespe).
Desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro, esse é o maior índice de aprovação atingido. A pesquisa indica que outros 38% dos entrevistados reprovam o atual governo. Já os demais 7% não sabem ou não responderam à pesquisa.
O estudo aponta que 48% dos entrevistados dizem que a situação econômica do país melhorou. Outros 19% afirmam que piorou e 33% acreditam que segue igual.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, com duas mil pessoas, nas cinco regiões do país, a pedido da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
“Os resultados dessa edição do Radar Febraban refletem em grande medida o ambiente econômico favorável apontado nas últimas avaliações e projeções divulgadas, que indicam desaceleração da inflação, redução da taxa de juros, queda do desemprego, aumento do consumo e adesão às medidas para redução do endividamento”, lembra o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.
- É hora de dar tchau para as ações da ex-Via (VIIA3)? Grupo Casas Bahia (VIIA3) precifica oferta de ações a R$ 0,80 por ação, 20% abaixo da cotação atual; Veja o que fazer com os papéis da varejista clicando aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
Desenrola Brasil
A pesquisa indica que é grande o conhecimento e interesse do brasileiro pelo programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas do Governo Federal, com a participação dos bancos.
O levantamento aponta que subiu de 45% em junho para 70% em agosto o conhecimento sobre o programa, que influencia na percepção popular do governo. Assim, avança a adesão ou o interesse em participar, chegando a 73% entre aqueles que possuem dívidas.