BusinessTimes

Apple rejeita pedido da Epic para restaurar conta do desenvolvedor do Fortnite na Coreia do Sul

10 set 2021, 8:43 - atualizado em 10 set 2021, 8:43
Apple
A Apple está lutando contra uma ação movida no ano passado pela Epic Games, que alega que a fabricante de smartphones abusou de seu domínio no mercado de aplicativos móveis (Imagem: Unsplash/ Laurenz Heymann)

A  Apple (AAPL) rejeitou na quinta-feira um pedido da criadora de “Fortnite”, a Epic Games, para restaurar sua conta na plataforma iOS da fabricante do iPhone na Coreia do Sul para adicionar sua própria opção de pagamento, em sua última disputa sobre comissões sobre desenvolvedores de aplicativos.

A Apple está lutando contra uma ação movida no ano passado pela Epic Games, que alega que a fabricante de smartphones abusou de seu domínio no mercado de aplicativos móveis.

A batalha se voltou para a Coreia do Sul na semana passada, quando o parlamento aprovou um projeto de lei que proíbe os principais operadores de lojas de aplicativos, incluindo a Apple, de obrigar os desenvolvedores de software a usar seus sistemas de pagamento, efetivamente impedindo-os de cobrar comissão sobre as compras dentro do aplicativo.

A legislação deve entrar em vigor por volta de 15 de setembro.

A Epic disse em um post no Twitter que pediu à Apple para restaurar sua conta de desenvolvedor do Fortnite, acrescentando: “A Epic pretende relançar Fortnite no iOS na Coreia, oferecendo pagamento da Epic e pagamento da Apple lado a lado em conformidade com a nova lei coreana”.

Mas a Apple disse que a Epic Games teria que concordar em cumprir as diretrizes de revisão da App Store da Apple e não considerará qualquer pedido de reintegração da conta do programa de desenvolvedor da Epic Games na ausência de tal acordo.

“Gostaríamos de receber o retorno da Epic à App Store se eles concordarem em jogar pelas mesmas regras que todos os outros”, disse a Apple em um comunicado por email.

Especialistas jurídicos e desenvolvedores de todo o mundo aguardam uma decisão em um caso antitruste que a Epic Games moveu contra a Apple em um tribunal dos Estados Unidos.

A Epic quebrou as regras da Apple quando lançou seu próprio sistema de pagamento no aplicativo no “Fortnite” para contornar as comissões da Apple. A Apple disse à Epic Games que a mudança violou suas regras e expulsou o jogo da App Store.

reuters@moneytimes.com.br