Empresas

Apple perde liderança nas vendas de smartphones; entenda o que aconteceu

15 abr 2024, 15:20 - atualizado em 15 abr 2024, 15:20
apple perde liderança de vendas
Apple passa a liderança de vendas de smartphones para Samsung, após queda de 10% nas remessas do 1T24 (Imagem: Shutterstock/H_Ko)

As remessas de smartphones da Apple caíram cerca de 10% no primeiro trimestre de 2024, de acordo com dados da empresa de pesquisa IDC no domingo (14). A empresa foi prejudicada pela intensificação da concorrência de fabricantes de celulares com sistema Android.

Apesar das remessas globais de smartphones terem aumentado 7,8%, a Apple perdeu a liderança para a Samsung, que registrou 20,8% de participação de mercado.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui. 

A fabricante do iPhone ultrapassou a Samsung em dezembro de 2023, após um forte desempenho naquele trimestre. Contudo, a Apple volta ao segundo lugar, com 17,3% de participação no mercado, à medida que marcas chinesas avançaram.

Logo atrás, a Xiaomi, uma das principais fabricantes de smartphones da China, ocupa a terceira posição, com uma participação de 14,1% no mercado. A Samsung vendeu mais de 60 milhões de celulares durante o período do 1T24, após o lançamento da série Galaxy S24.

A Apple, no primeiro trimestre, vendeu 50,1 milhões de celulares, sendo abaixo das 55,4 milhões do mesmo período do ano passado, de acordo com IDC. As remessas de iPhone para China diminuíram 2,1% no último trimestre de 2023, em relação ao ano anterior.

Com a limitação de empresas e agências governamentais chinesas ao uso de dispositivos Apple por seus funcionários, a empresa norte-americana vê desafios que são ressaltados pela queda deste trimestre. Contudo, medida da China reflete as restrições do governo estadunidense aos aplicativos chineses.

*Com informações da Reuters