Apple ganhou mais de US$ 100 mi em comissões de Fortnite, diz executivo
A Apple (AAPL) ganhou mais de 100 milhões de dólares em comissões do “Fortnite”, da Epic Games, durante os dois anos em que o jogo online esteve na App Store, testemunhou um executivo da Apple nesta quarta-feira.
Michael Schmid, chefe de desenvolvimento de negócios de jogos da Apple para a App Store, falou durante a terceira semana de um julgamento antitruste em um tribunal federal em Oakland, Califórnia.
A Apple tirou o popular jogo de sua App Store no ano passado, depois que a Epic lançou seu próprio sistema para pagamentos no aplicativo.
A Epic então processou a Apple, alegando que a fabricante do iPhone abusava de seu poder sobre os desenvolvedores, forçando-os a usar a tecnologia de pagamento no aplicativo da Apple, que cobra comissões de 15% a 30%.
A Apple disse que exige que os desenvolvedores usem seus sistemas para garantir a segurança e privacidade de sua App Store e que as taxas cobradas são semelhantes às de outras plataformas de jogos, como o Xbox, da Microsoft (MSFT).
Antes do relacionamento da Apple com a Epic azedar, afirmou Schmid, a App Store, que mantém uma equipe editorial que destaca certos aplicativos, apresentou o “Fortnite” e gastou cerca de 1 milhão de dólares no marketing do jogo nos 11 meses anteriores.
A Apple havia divulgado anteriormente que a Epic ganhou 700 milhões de dólares com a versão iOS de “Fortnite”, mas não disse nada sobre suas próprias comissões.
A divulgação das comissões do “Fortnite” é significativa porque a equipe jurídica da Epic pressionou os executivos da Apple sobre se a empresa rastreia os lucros de sua App Store, com executivos da Apple dizendo que não o fazem e vendo a App Store como um recurso do iPhone.