Apple é eleita a melhor marca global de 2019 pela Interbrand; veja o ranking completo
A Interbrand divulgou nesta quinta-feira (17) a mais nova edição do Best Global Brands, trazendo a Apple como a líder do ranking neste ano, seguida por Google e Amazon.
As três gigantes da tecnologia apresentaram crescimento de, respectivamente, 9%, 8% e 24% – desempenhos caracterizados principalmente pelo setor de mídia, segundo a Interbrand.
“São tantas as marcas que têm presença no que chamamos de mídia, e tantos modelos de negócio envolvem algum elemento midiático, que a categoria se estende por conexões sociais a pesquisa, tecnologia a esporte, para vários tipos de comércio e infraestruturas comunicacionais… É praticamente mais fácil escolher as poucas marcas que não têm nada a ver com mídia”, comentou a empresa de consultoria.
O top 10 ainda é formado por Microsoft, Coca-Cola, Samsung, Toyota, Mercedes-Benz, McDonalds e Disney.
Os destaques, por outro lado, ficam para Mastercard, Salesforce e Gucci, que ocupam a 62ª, 70ª e 33ª posições, respectivamente. O resultado da Gucci, segundo a Interbrand, foi possível por meio da trajetória adotada pela empresa.
“Hoje em dia, as melhores marcas do mundo não estão posicionadas; elas evoluem com os negócios pelas trajetórias perfeitamente alinhadas às verdades humanas que adotam, às experiências que entregam e às economias que lhes sustentam. Gucci conseguiu adquirir um crescimento extraordinário fazendo precisamente isso”, explicou.
O valor total das 100 marcas citadas pelo ranking é de US$ 2,1 trilhões.
Novos integrantes
A edição de 2019 conta com três novas marcas: Dell, Uber e LinkedIn.
Na visão da consultoria, a Dell apresentou uma performance trimestral forte, tendo sua receita crescido 15% de outubro a dezembro de 2018.
No caso do LinkedIn, a empresa se tornou uma das plataformas sociais mais usadas do mundo, bem como um dos principais instrumentos de um profissional.
“Tendo focado em um nicho relevante com uma missão bem definida baseada em inclusão e diversidade, estamos contentes em ver o LinkedIn como um novo integrante do Best Global Brands”, avaliou a Interbrand.
Sobre o Uber, a consultoria reitera a dominância da marca no setor em que atua, tornando pioneira na criação de modelos de viagem compartilhada.
Jogadas icônicas da Amazon
A Interbrand mapeou quatro momentos icônicos da terceira melhor empresa do mundo, a Amazon.
A primeira jogada aconteceu em 2005, com o lançamento da Amazon Prime.
A segunda veio em 2007, em um momento de canibalização de suas vendas de livros. Com o lançamento do Kindle, a companhia conseguiu manter os níveis de crescimento.
O anúncio da Echo (Alexa) pode ser considerado o terceiro momento icônico da Amazon, dando largada no mercado de assistência virtual.
Por fim, o quarto e último movimento: a aquisição da Whole Foods e sua integração com o serviço Prime.