Tecnologia

Apple desiste de lançar carro elétrico; veja qual será o novo projeto da big tech

28 fev 2024, 15:29 - atualizado em 28 fev 2024, 15:29
Carro apple
Apple Car: Empresa estava há dez anos trabalhando no projeto de um carro elétrico autônomo; big tech deve apostar em inteligência artificial. (Imagem: Reprodução/CarsUK)

Nesta terça (27), a Apple anunciou abandonar o Projeto Titan, que visava a criação de carros elétricos autônomos, para investir na Inteligência Artificial (IA).

A ideia teve seu início em 2014, quando havia grande esperança no futuro sobre a venda de carros elétricos. O plano da big tech era não só desenvolver o seu próprio veículo, como também vender um software para as montadoras tradicionais do mercado.

LEIA TAMBÉM: Grupo fechado no WhatsApp envia insights de investimento diariamente para quem está em busca de lucros; veja como participar

Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, funcionários que trabalhavam no projeto serão transferidos do Special Projects Group (SPG) para a divisão de inteligência artificial da empresa.

O plano inicial era apresentar o carro entre 2024 e 2025. No entanto, o COO, Jeff Willians, e o vice-presidente do projeto, Kevin Lynch, chegaram a comentar que a empresa considerava adiar o lançamento do carro para 2028, porém a falta de margem de lucro e o alto custo, tornam o projeto inviável no momento.

De acordo com a Reuters, as altas taxas de juros para conter a inflação têm afetado o sentimento do consumidor e levado a uma desaceleração na demanda por veículos elétricos. Em geral, esses veículos são mais caros, o que está fazendo com que o setor corte empregos e reduza a produção.

Além disso, várias montadoras, incluindo a líder de mercado de veículos elétricos Tesla, decidiram recuar nos investimentos, com algumas alterando os planos para se concentrar em híbridos em vez de carros totalmente elétricos.