Apple desiste de lançar carro elétrico; veja qual será o novo projeto da big tech
Nesta terça (27), a Apple anunciou abandonar o Projeto Titan, que visava a criação de carros elétricos autônomos, para investir na Inteligência Artificial (IA).
A ideia teve seu início em 2014, quando havia grande esperança no futuro sobre a venda de carros elétricos. O plano da big tech era não só desenvolver o seu próprio veículo, como também vender um software para as montadoras tradicionais do mercado.
Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, funcionários que trabalhavam no projeto serão transferidos do Special Projects Group (SPG) para a divisão de inteligência artificial da empresa.
O plano inicial era apresentar o carro entre 2024 e 2025. No entanto, o COO, Jeff Willians, e o vice-presidente do projeto, Kevin Lynch, chegaram a comentar que a empresa considerava adiar o lançamento do carro para 2028, porém a falta de margem de lucro e o alto custo, tornam o projeto inviável no momento.
De acordo com a Reuters, as altas taxas de juros para conter a inflação têm afetado o sentimento do consumidor e levado a uma desaceleração na demanda por veículos elétricos. Em geral, esses veículos são mais caros, o que está fazendo com que o setor corte empregos e reduza a produção.
Além disso, várias montadoras, incluindo a líder de mercado de veículos elétricos Tesla, decidiram recuar nos investimentos, com algumas alterando os planos para se concentrar em híbridos em vez de carros totalmente elétricos.