BusinessTimes

Apple desenvolve acessório de bateria magnética para iPhones

19 fev 2021, 10:04 - atualizado em 19 fev 2021, 10:04
Celular, Smartphone, iPhone, Apple
O acessório de bateria seria conectado à parte de trás de um iPhone 12 por meio do sistema MagSafe (Imagem: Unsplash/@rmrdnl)

A Apple desenvolve um modelo de bateria externa que se fixa magneticamente em versões mais novas de iPhones, um acessório para carregamento sem fio que forneceria à empresa outro produto complementar potencialmente lucrativo.

A Apple trabalha no acessório há pelo menos um ano, e o lançamento foi programado para os meses seguintes à chegada ao mercado da linha iPhone 12, segundo pessoas com conhecimento do produto. Os modelos do iPhone 12 foram lançados em outubro.

O acessório de bateria seria conectado à parte de trás de um iPhone 12 por meio do sistema MagSafe, que todos os novos celulares usam para carregar e emparelhar outros dispositivos.

Alguns protótipos da bateria têm acabamento de borracha branca, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada. O novo acessório seria diferente de estojos com bateria da Apple para iPhones anteriores, pois fornece apenas vida útil adicional de bateria e não serve como um estojo de proteção completo.

Em testes internos, o sistema de fixação magnética provou ser forte o suficiente para que a unidade de carga permaneça no lugar, mas o desenvolvimento do acessório foi atrasado por problemas de software, como a indicação errônea no iPhone de que o dispositivo está superaquecido.

A Apple também tem trabalhado para corrigir problemas relacionados quando um cliente usa o aparelho em um iPhone às vezes com e sem estojo.

Dados os desafios de desenvolvimento do acessório, o produto poderia ser adiado ou descartado, disseram as pessoas. Uma porta-voz da Apple não quis comentar.

O departamento de engenharia de hardware da Apple é cuidadoso ao lançar acessórios para carregamento. Em 2017, a empresa anunciou a esteira AirPower que carregaria um Apple Watch, iPhone e fones de ouvido AirPods ao mesmo tempo. No final, o produto nunca foi lançado e cancelado em estágio de desenvolvimento já adiantado em 2019 devido a problemas relacionados ao superaquecimento.

Acessórios e wearables, ou produtos vestíveis, agora são fonte crescente de receita para a Apple: no último trimestre, estojos, AirPods, Apple Watches, alto-falantes domésticos e produtos relacionados geraram quase US$ 13 bilhões, ou 12% das vendas totais da empresa.

O aparelho de carregamento sem fio pode ser um acessório popular para o novo ecossistema MagSafe da Apple. No ano passado, a Apple lançou estojos com compatibilidade MagSafe, carteiras de couro e um par de carregadores.

O acessório da Apple, se finalmente lançado, competiria com ofertas semelhantes de pequenos fabricantes nos últimos meses. A empresa também avaliou outros acessórios MagSafe internamente, como um aparelho para ser conectado em carros, disse uma das pessoas, embora o desenvolvimento formal do produto não tenha sido iniciado.