Empresas

Apple (AAPL34) aposta em crescimento futuro nos mercados emergentes, começando pela Índia

05 maio 2023, 13:59 - atualizado em 05 maio 2023, 13:59
Empresas, Apple, Tim Cook
A empresa disse que estabeleceu recordes de vendas em vários países do sul da Ásia, da América Latina e do Oriente Médio (Imagem: REUTERS/Francis Mascarenhas)

Quando a Apple (AAPL34) surpreendeu os investidores esta semana com um aumento nas vendas do iPhone, apesar da queda no mercado global de smartphones, o presidente-executivo da empresa, Tim Cook, deu crédito a mercados emergentes como a Índia, onde a empresa está conquistando usuários do Android.

Cook está apostando que esses mercados oferecerão mais oportunidades de crescimento, com suas populações jovens e relativamente poucos iPhones.

As ações da Apple subiam mais de 4% nesta sexta-feira, colocando a empresa mais valiosa do mundo a caminho de registrar ganhos de cerca de 120 bilhões de dólares em capitalização de mercado.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A Apple informou que as vendas do iPhone subiram 1,5%, para 51,3 bilhões de dólares no segundo trimestre fiscal, mesmo com a queda de 13% nas remessas globais de smartphones de janeiro a março, segundo a empresa de pesquisa Canalys, cujos dados mostraram que a Apple ganhou participação de mercado em relação aos celulares Android.

A empresa disse que estabeleceu recordes de vendas em vários países do sul da Ásia, da América Latina e do Oriente Médio.

“Estamos dedicando esforços em vários desses mercados e realmente vemos, especialmente dadas a nossa baixa participação e as dinâmicas demográficas, uma grande oportunidade para nós nesses mercados”, disse Cook aos investidores durante uma teleconferência.

A Índia é talvez o maior foco da Apple. A empresa abriu recentemente suas duas primeiras lojas de varejo lá, em Mumbai e Délhi, e embora a Apple não divulgue sua receita no país, Cook disse aos investidores que a empresa alcançou um recorde trimestral e um forte crescimento percentual de dois dígitos na base anual.

Para a Apple, vender um iPhone em um mercado emergente representa mais do que apenas a venda de um dispositivo — representa a chance de atrair ao longo do tempo os consumidores para os dispositivos e serviços da Apple. Os clientes que começam com um iPhone podem posteriormente comprar AirPods ou um Apple Watch, ou assinar serviços da empresa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar