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Apple (AAPL) prevê problemas de oferta após forte início de ano

29 abr 2022, 16:11 - atualizado em 29 abr 2022, 16:11
Apple
A Apple também aumentou seu dividendo em 5%, para 0,23 dólar por ação e o conselho aprovou uma recompra de 90 bilhões de dólares adicionais em ações (Imagem: Unsplash/Laurenz Heymann)

A Apple (AAPL) projetou um cenário difícil na quinta-feira, uma vez que os lockdowns chineses prejudicam a produção e a demanda, a guerra na Ucrânia afeta as vendas e o crescimento desacelera no setor de serviços.

O diretor financeiro da companhia, Luca Maestri, alertou que a guerra na Ucrânia, que levou a Apple a parar suas vendas na Rússia, cairá mais profundamente.

Ele disse a analistas em teleconferência que problemas na cadeia de suprimentos prejudicarão as vendas deste trimestre em 4 a 8 bilhões de dólares, substancialmente maior do que o impacto no trimestre anterior.

A receita fiscal geral da Apple foi de 97,3 bilhões de dólares, alta de 8,6% em relação ao ano passado e superior à estimativa média dos analistas de 93,89 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

A receita mundial de vendas de telefones foi de 50,6 bilhões de dólares, aumento de 5,5% ano a ano, e as vendas de serviços aumentaram 17%, para 19,8 bilhões de dólares, ambos acima das previsões médias dos analistas.

O lucro total foi de 25 bilhões de dólares, ou 1,52 dólar por ação, superando facilmente as expectativas dos analistas de 23,2 bilhões de dólares e 1,43 dólar por ação.

A Apple também aumentou seu dividendo em 5%, para 0,23 dólar por ação e o conselho aprovou uma recompra de 90 bilhões de dólares adicionais em ações.

Os investidores estão se preparando para quedas nos gastos dos consumidores em aparelhos e serviços de tecnologia, à medida que a guerra na Ucrânia e outros fatores aumentam o custo do petróleo, alimentos e outros produtos básicos.

A Apple disse que as vendas do iPad caíram 2%, para 7,65 bilhões de dólares enquanto a receita de computadores Mac aumentou 14,7%, para 10,4 bilhões de dólares.

As vendas de produtos como fones de ouvido e relógios aumentaram 12%, para 8,8 bilhões de dólares, e foi a única unidade a não atingir as metas de Wall Street.

Maestri disse que o Watch e o AirPods venderam bem e atribuíram a queda à sazonalidade na demanda por outros acessórios.

A Apple disse que agora tem 825 milhões de assinantes pagantes em suas pelo menos sete ofertas de assinatura, um aumento de 40 milhões em relação aos 785 milhões do último trimestre.

O crescimento ocorre enquanto rivais como a Netflix relataram perdas de assinantes.

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