Empresas

Apple (AAPL) chega a perder R$ 190 bi em valor de mercado às vésperas do iPhone 15; entenda

11 set 2023, 16:37 - atualizado em 11 set 2023, 16:37
iPhone 15, Apple, iOS 17
Apple enfrenta restrições da China em relação ao uso do iPhone (Imagem: Unsplash/Laurenz Heymann)

Às vésperas do lançamento oficial do iPhone 15, a Apple (AAPL) enfrenta entrave com a China, que decidiu restringir o uso de iPhones e outros dispositivos de marcas estrangeiras para fins de trabalho por funcionários públicos.

Em reação à notícia, a empresa chegou a perder quase US$ 200 bilhões em valor de mercado em apenas dois dias, embora hoje os papéis subam 0,9%.

Cerca de 20% das receitas da Apple vêm do mercado chinês, explicou o analista Richard Camargo, da Empiricus Research, ao Giro do Mercado desta segunda-feira (11). O analista destacou que a China é o segundo maior mercado da companhia, perdendo apenas para a Índia.

No entanto, a queda das ações não preocupa o analista. Por conta do tamanho da Apple, um recuo marginal pode provocar uma volatilidade na ordem de dezena de bilhões de dólares, explicou Camargo.

A volatilidade já se normalizou, sublinha. “É um pouco de reação natural do mercado para um evento como esse”, disse.



  • Entenda o impacto da medida chinesa para a Apple no Giro do Mercado desta segunda-feira (11).

Na avaliação de analistas da Genial Investimentos, a ameaça mais significativa para a empresa pode ser o do incentivo de que consumidores a compram dispositivos de marcas chinesas em vez do iPhone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evento anual da Apple

Apple realiza um evento anual nesta terça-feira (12), com transmissão ao vivo a partir das 14h, no horário de Brasília. As expectativas estão em torno da oficialização do iPhone 15. Além deste, devem ser lançadas as novas gerações do Apple Watch e do AirPod.

Após os anúncios realizados no evento, há um espaço de tempo até a chegada dos produtos em terras brasileiras. Tendo como base o tempo entre os últimos eventos e a chegada no Brasil, chegará em cerca de 1 mês, ou seja, em outubro.

O evento da Apple pode ser acompanhado pelo canal do YouTube da empresa, bem como pelo Apple TV, seu serviço de streaming.