Mercados

Apostas de otimistas de ações precisam que muita coisa dê certo

08 jul 2022, 13:21 - atualizado em 08 jul 2022, 13:21
dólar
A chamada taxas de equilíbrio dos títulos do Tesouro americano indexados à inflação precificam uma alta de preços anual média de cerca de 2,35% nos próximos 10 anos (Imagem: Unsplash/Alexander Schimmeck)

Há três rumos que a economia dos EUA pode tomar, e dois deles são ruins para as ações, segundo a Ned Davis Research.

Um, a inflação continua aquecida, forçando o Federal Reserve a tomar medidas cada vez mais drásticas. Dois, os preços esfriam rapidamente, mas o dano dos juros está feito, e vem uma recessão. Três, Jerome Powell consegue um milagre, revertendo o aperto a tempo de salvar a economia, e as ações disparam em recuperação.

Por mais improvável que a opção três possa parecer, essa lógica parece ter convencido os entusiastas de renda variável, pelo menos nos últimos três dias, com salto de mais de 4% do S&P 500 em relação à mínima da manhã de terça-feira.

As evidências giram em torno de um punhado de indicadores, desde um cenário razoavelmente mais calmo para a inflação a uma queda nos preços das commodities e relatórios satisfatórios sobre serviços e contratações.

“A histeria da recessão parece estar se acalmando”, disse Fiona Cincotta, analista sênior da City Index. “Há potencial para estarmos acima de onde estamos agora até o final do ano.”

Os otimistas se consolam com o tombo recente de cerca de 20% em um mês das commodities e o fato de que as expectativas de inflação sinalizadas pelo mercado de títulos recuaram.

A chamada taxas de equilíbrio dos títulos do Tesouro americano indexados à inflação precificam uma alta de preços anual média de cerca de 2,35% nos próximos 10 anos.

As ações americanas avançaram pela quarta sessão consecutiva na quinta-feira, levando o S&P 500 à sua mais longa sequência de ganhos desde o final de março.

O índice de referência dos EUA subiu 1,5% na quinta-feira, enquanto o Nasdaq 100 e o índice Russell 2000 de pequenas empresas subiram mais de 2%.

Desde papéis mais arriscados a gigantes de tecnologia, as ações que foram derrubadas pela liquidação tiveram uma recuperação impressionante, impulsionadas por operadores desesperados para não perder a oportunidade de comprar no fundo do poço.

Entre os maiores ganhos desta semana, a Etsy e a Moderna subiram pelo menos 12%, enquanto a Alphabet, controladora do Google, subiu mais de 9%.

Mercados Wall Street Nova york
O índice de referência dos EUA subiu 1,5% na quinta-feira, enquanto o Nasdaq 100 e o índice Russell 2000 de pequenas empresas subiram mais de 2% (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Uma cesta de empresas de inovação tecnológica que ainda não tiveram lucro saltou mais de 6% na quinta-feira, estendendo seu avanço em julho para mais de 14%, após oito meses de queda. O ARK Innovation ETF, o fundo de inovação tech negociado em bolsa de Cathie Wood, que despencou mais de 70% em relação ao pico de 2021 até junho, subiu pelo menos 6% pela segunda vez nesta semana.

“Há algumas razões para otimismo”, disse David Dietze, diretor-gerente e estrategista sênior de portfólio da Peapack Private Wealth Management, em entrevista à Bloomberg Radio. “O temor número um para os mercados é a inflação, e cada vez mais estamos vendo alguns sinais de que o pico de inflação pode ter ficado para trás.”

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar