Aposta de Buffett contra Tesla; BYD domina mercado brasileiro e tem lucro crescente
A montadora chinesa BYD já é um nome consolidado no incipiente mercado de carros elétricos no Brasil.
No mundo, a empresa viu seu lucro líquido crescer 117% no ano, chegando a incríveis US$ 3,1 bilhões –metade do lucro da Tesla, joia do setor, que rendeu US$ 7,03 bilhões. No entanto, o resultado foi de uma queda de 20% no ano.
A diferença de tamanho das empresas é gritante, com a companhia de Elon Musk valendo atualmente incríveis US$ 750 bilhões -mais de 30% do PIB do Brasil. Já a BYD vale US$ 100 bilhões.
No crescimento da receita, a chinesa também se destaca: o aumento foi de 57% em 2022, contra 25% da Tesla. O que explica essa diferença?
- Ibovespa (IBOV) terá rali de fim de ano? Veja o que dizem os analistas da Empiricus Research e saiba o que esperar, é só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado desta quarta-feira (29):
Veja a diferença entre a Tesla e a BYD
O ano era ainda 2008 quando o investidor Warren Buffett fez seu aporte na BYD, provavelmente captando os alicerces da companhia para o futuro mercado de automóveis elétricos.
Thomas Monteiro, analista de macroeconomia global e ações dos EUA do Investing.com, afirma que “a Tesla deixou uma lacuna significativa em sua estratégia”.
Ele explica que a companhia de Musk deixou de olhar para os carros populares, focando só no consumidor de alta renda (no Brasil, seu preço parte dos R$ 830 mil reais, com vários modelos acima de R$ 1 milhão). Já a BYD investiu R$ 3 bilhões no Brasil, em Camaçari (Bahia).
“Os carros populares têm sido o cerne da rentabilidade na indústria automotiva por anos”, aponta Monteiro. No entanto, analisa afirma que Musk levou um fator em consideração ao focar numa frota reduzida: a oferta de semicondutores.
No ano da pandemia, ficou evidente que a havia um grande gargalo entre a oferta e a demanda do produto, com uma cadeia de suprimentos que foi severamente afetada à época — interrompendo até mesmo fábricas no Brasil, pela ausência desse pequeno componente no mercado.
“No entanto, a estratégia da BYD está começando a render grandes frutos”, diz Monteiro. Ele afirma que a montadora superou a Tesla no 3T23 “por uma ampla margem ao contar os híbridos”. Segundo ele, a BYD está próxima de assumir a liderança global nas vendas de veículos elétricos puros.
Métricas | Tesla | BYD |
---|---|---|
Valor de Mercado | US$ 750,5 B | US$ 92,6 B |
Listagem | Nasdaq (EUA) | Bolsa de Hong Kong |
Desempenho das ações em 2023 | 102,88% | 9,97% |
Receita em 2023 | USD 71,6 B | USD 57,8 B |
Crescimento da Receita em 2023 | 25,3% | 57,7% |
Lucro Líquido em 2023 | US$ 7,03 B | US$ 3,1 B |
Crescimento do Lucro em 2023 | -20,3% | 117,8% |
O mercado trará desafios às duas companhias, diz o analista: “a BYD certamente enfrentará desafios para globalizar suas vendas além da Ásia e da América Latina, enquanto a Tesla precisará se esforçar para descobrir como produzir carros mais populares”.