Comprar ou vender?

A aposta da Ambev para descer redondo no longo prazo vai além da Skol

27 set 2019, 0:07 - atualizado em 27 set 2019, 0:18
A Colorado, nova marca da Ambev, faz parte da estratégia de longo prazo da empresa (Imagem: Reprodução/Facebook)

A Ambev (ABEV3) está deixando para trás o modelo de negócios baseado em poucas marcas consolidadas para um focado em inovação e criação de um grande portfólio de rótulos que possam garantir um desempenho sustentável no longo prazo, avalia o Credit Suisse em um relatório enviado na noite desta quinta-feira (26) após participar do Dia do Investidor promovido pela fabricante de bebidas no Rio de Janeiro na semana passada.

Durante a apresentação, explicam os analistas Antonio Gonzalez e Marcella Recchia, o vice-presidente de marketing, Ricardo Dias, apresentou como a AmBev mudou sua mentalidade de “centrado na marca’ para ‘focado no cliente”. Isso desafia, aponta o Credit, a visão de que ela não constrói marcas.

“O portfólio da AmBev parece muito mais robusto atualmente do que em qualquer momento da memória recente. A agência de mercado interno, Draftline, passou de gerenciar apenas a Brahma para 8 marcas atualmente e está visando a integração de todo o portfólio no próximo ano”, indicam os analistas.

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A Skol “puro malte” foi um sucesso, mas o desenvolvimento da marca não é mais uma obsessão da Ambev (Foto: Money Times)

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A empresa tem focado bastante no segmento premium, onde está a maior oportunidade de longo prazo para o crescimento. A participação de mercado tem crescido no segmento desde 2017.

Em todo o setor, as marcas cervejas premium passaram de 2,5% do total, em 2011, para 11,6% nos últimos 12 meses.

É por isso que iniciativas como a criação da “puro malte” da tradicional Skol, apesar de ter mostrado um bom desempenho, não são vistas como “obsessão”. Agora, o foco está em crescer todo o portfólio.

O banco tem recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado), o mesmo que compra, para as ações. O preço-alvo projetado de 12 meses é de R$ 20,50.