Aposentadoria: Veja as dicas de como fazer o dinheiro render mais
No dia de hoje, 24 de janeiro, é comemorado o dia do aposentado. A data escolhida para celebrar a luta da população brasileira relembra o dia em que foi lançada a primeira lei sobre previdência social no Brasil, em 1923.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, o Brasil possui hoje cerca de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a tendência é de crescimento nos próximos anos.
Levando em conta que a expectativa de vida no Brasil cresce inversamente proporcional a taxa de natalidade, é possível ter um cenário insustentável daqui a algumas décadas – com mais pessoas chegando à terceira idade e menos pessoas em idade produtiva para trabalhar e sustentar o sistema do INSS.
O head de alocação da Grão Investimentos, Victor Oliveira, explica que atualmente mais de 60% dos aposentados pelo INSS ganham apenas um salário mínimo (atualmente, de R$ 1.412) por mês de aposentadoria. E, muitos que ganham mais do que isso, dificilmente ultrapassam os R$ 2 mil.
“É um valor muito pequeno levando em conta que nessa fase da vida precisamos de recursos para utilizar com cuidados médicos, remédios e as despesas gerais da casa”, aponta o profissional.
- As ações que devem sofrer com o El Niño (e La Niña): Analista comenta os efeitos dos fenômenos climáticos para alguns setores e empresas da bolsa brasileira, e o que fazer com os papéis agora. Confira no Giro do Mercado:
Por isso, o executivo pontua que é importante que a população, principalmente a mais nova, tome consciência da necessidade de começar a investir agora para que, quando queria aposentar, não dependa única e exclusivamente do sistema previdenciário do governo.
No entanto, para àqueles que já estão próximos deste momento e já reservam parte do seu dinheiro, a equipe do Money Times junto ao Instituto de Longevidade da MAG Seguros separou algumas dicas que podem ser úteis para fazer o dinheiro render mais.
Como fazer o dinheiro render mais?
O gerente do instituto, Antonio Leitão, destacou alguns recursos que podem ser utilizados para aumentar o valor recebido em alguns itens simples. Confira:
-
Poupe e evite dívidas
O primeiro parece óbvio, mas não é: evite acumular dívidas desnecessárias. Se possível, economize parte da renda regularmente. Quanto menos dívida tiver durante a aposentadoria, mais dinheiro você terá disponível para suas necessidades.
-
Investimentos voltados para a aposentadoria
A dica é investir parte da renda que economizou regularmente em investimentos de longo prazo. Ou seja, utilize fundos de previdência privada, planos de aposentadoria, ações ou títulos públicos e privados para angariar mais recursos.
-
Inclusão de períodos de serviço militar e aluno-aprendiz
As pessoas que atuaram como aluno-aprendiz até 16/12/1998, devem ter o período de contribuição considerado. É importante ressaltar que a inclusão ocorre apenas para quem foi aluno-aprendiz no período citado, com vínculo empregatício e remuneração comprovados.
Quem prestou serviço militar, ou seja, antes de assumir um cargo público federal, também deve ter o período de atividade incluído no cálculo de período de carência e contribuição, independente de remuneração.
-
Adie a aposentadoria
Sim. Se tiver condições físicas e mentais, claro, trabalhe por mais tempo. Assim, é possível aumentar significativamente o valor da sua aposentadoria. Além disso, muitas pessoas encontram satisfação em continuar trabalhando com algum hobby durante a aposentadoria.
-
Planeje o estilo de vida que deseja ter durante sua aposentadoria
Avalie seu estilo de vida e faça ajustes conforme necessário. Mudar para um estilo de vida mais econômico pode permitir que seus recursos durem mais tempo.
Além disso, o gerente do Instituto Longevidade destaca também o uso de um seguro de vida e de saúde. Segundo ele, desta forma, é possível economizar com despesas inesperadas.