Aposentadoria

Aposentadoria: PGBL com desconto de até 12% no Imposto de Renda termina na semana que vem

21 dez 2023, 15:18 - atualizado em 21 dez 2023, 15:18
aposentadoria - pgbl
Para fazer parte e garantir o desconto no Imposto de Renda, é preciso que o investidor também contribua para a previdência pública. (Imagem: Canva Pro)

Os investidores têm até semana que vem, dia 28 de dezembro, para aplicar seu dinheiro na previdência privada e receber desconto de até 12% no Imposto de Renda de 2024.

No entanto, o benefício só é válido para aqueles que contribuem com a previdência pública, que fazem declaração do IR pelo modelo completo e que colocam seu dinheiro em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

O desconto do IR será realizado sobre a base de renda tributável pela Receita Federal. Portanto, o valor que for investido em um PGBL poderá ser descontado da base de cálculo de cobrança do Imposto de Renda, com o limite de 12% do total.

O que é PGBL?

O PGBL, sigla para Plano Gerador de Benefício Livre, é uma categoria de previdência privada que existe no Brasil em que o Imposto de Renda recai sobre o valor total acumulado no momento do resgate.

A previdência privada é adquirida por aqueles que têm o objetivo de juntar recursos ao longo do tempo, para completar a renda na aposentadoria do INSS, ou, para ser fonte de renda unitária no momento de parar de trabalhar.

Como funciona o PGBL?

O Plano Gerador de Benefício Livre funciona da mesma maneira de outros planos de previdência, com algumas particularidades. O investidor faz aportes mensais e acumula capital durante sua fase economicamente ativa. O valor reunido é acessado na idade da aposentadoria, a qual é estabelecida previamente.

No caso específico do PGBL, existem duas maneiras diferentes de tributação: a regressiva e a progressiva. Quem decide qual tipo de tributação é o próprio investidor no momento da contratação do plano. Para fazer a escolha certa, basta analisar qual delas se encaixa melhor no seu perfil.

*Com Giovana Leal