Aposentadoria paga em criptomoedas? 20% da Geração Z e Alfa não se incomodam com a ideia, diz estudo da Bitget
![aposentadoria inss como construir renda passiva](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2023/11/aposentadoria-inss-como-construir-renda-passiva.jpg)
Um estudo recente da Bitget apontou que 20% das pessoas da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) e da Geração Alpha (nascidos a partir de 2013) não consideram uma má ideia receber aposentadorias em criptomoedas.
O estudo intitulado “20% of Gen Z and Alpha Are Open to Receiving Pensions in Cryptocurrency” mostrou que há uma maior aceitação desse segmento da população devido a uma maior familiaridade com esse tipo de investimento.
Ainda, o levantamento da Bitget ainda analisou que mais de 40% dos jovens já investiram em criptomoedas, enquanto 78% das gerações Z e Alfa confiam em métodos alternativos de poupança em vez dos fundos de pensão tradicionais.
Já as gerações mais velhas — como os baby boomers, por exemplo — podem ser mais conservadoras e menos propensas a adotar ativos digitais devido a uma menor familiaridade com a tecnologia, aversão ao risco ou preferência por investimentos tradicionais.
A pesquisa envolveu questionários online, questionários nas redes sociais e sistemas anônimos de mensagens ou chatbots em aplicativos de mensagem. Do mesmo modo, o levantamento incluiu participantes de países com baixa adoção ou regulamentação estrita para criptomoedas, sem se atentar para limites geográficos.
- Inflação de janeiro vem dentro do esperado, mas alívio será suficiente para o mercado? Fique por dentro do que mexe com seus investimentos hoje no Giro do Mercado.
Preferências da Geração Z e Alfa sobre aposentadorias
O motivo pelo qual as gerações Z e Alfa têm essa preferência pelas criptomoedas reside em alguns pilares.
O primeiro deles é uma preferência por alternativas ao sistema tradicional de pensões. Isso porque há uma percepção de que os fundos tradicionais que gerenciam esses benefícios operam com ineficiência.
Em outras palavras, há o temor de que o seu dinheiro destinado para a aposentadoria nunca chegue.
Em números, 79,1% preferem alternativas ao sistema de pensões tradicionais. De acordo com a pesquisa, as gerações mais novas tendem a ser atraídas por investimentos que oferecem adaptabilidade e transparência — a sofisticação tecnológica também é um atrativo para eles.
A familiaridade da geração Z e Alfa com criptomoedas chega a 93,92% dos entrevistados, sendo bitcoin e ethereum as moedas mais conhecidas. O número crescente de produtos relacionados a ativos digitais, como os ETFs (fundos negociados em bolsa), também inspira maior confiabilidade nesse mercado.
Por fim, existem algumas barreiras para que esses dados se convertam em um investimento massivo em ativos digitais, sendo elas: a alta volatilidade dos ativos digitais, incertezas regulatórias e preocupações com relação à segurança das criptomoedas.