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Após trimestre fraco, Mosaico tem cenário mais positivo em 2021

26 mar 2021, 17:00 - atualizado em 26 mar 2021, 17:00
Buscapé, Mosaico
A equipe também lembra que a Mosaico ganhou de participação de mercado em 2020, com forte crescimento de GMV  (Imagem: Facebook/Buscapé)

Os números da Mosaico (MOSI3) do quarto trimestre não empolgaram, mas a empresa continua despontando como um dos principais nomes para ganhar com o e-commerce brasileiro, apontam analistas.

A companhia teve queda de 57,2% no lucro líquido do quarto trimestre de 2020 ante o mesmo período de 2019, para R$ 26,5 milhões.

Já o lucro bruto cresceu 28%, 2% acima das estimativas do BTG, com margem bruta caindo 110 bps (pontos base), refletindo maiores custos de aluguel de servidores, enquanto o Ebitda ajustado foi de R$ 12 milhões.

“Embora os resultados trimestrais da Mosaico não tenham sido exatamente excelentes – principalmente considerando a mudança digital dos consumidores brasileiros, impulsionada pela pandemia e o desempenho mais forte dos maiores players de e-commerce do país no período-, os números operacionais não foram uma surpresa em relação às nossas estimativas”, afirmaram os analistas Luiz Guanais, Gabriel Savi, Victor Rogatis e Ricardo Cavalieri, que assinam o documento do banco.

Segundo a XP, há uma tendência positiva daqui para frente devido a um ambiente competitivo acirrado do setor de ecommerce, que favorece empresas como a Mosaico.

“Além disso, a companhia possui diversas iniciativas que devem contribuir positivamente para os resultados como o lançamento do cashback em maio, o que deve contribuir para uma maior conversão de vendas e recorrência”, disseram os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt.

A equipe também lembra que a Mosaico ganhou participação de mercado em 2020, com forte crescimento de GMV (volume bruto de mercadoria, em português) em 2020 (122%) contra o crescimento do mercado em 68%.

“Isso se compara a um crescimento reportado no canal digital de 48% para B2W (BTOW3), 131% para Magazine Luíza (MLGU3) e 152% para Via Varejo (VVAR3)”, argumentaram.

Outro ponto de destaque foi a diluição das despesas operacionais, com queda de 1,3 ponto percentual.

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