Após susto, Petrobras (PETR4) se pronuncia sobre dividendos; veja
A Petrobras (PETR4) informou que não há qualquer decisão tomada em relação à distribuição de dividendos ainda não declarados, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (28).
Mais cedo, o CEO da companhia, Jean Paul Prates, disse em entrevista à Bloomberg que a Petrobras será mais cautelosa no pagamento de dividendos extraordinários à medida que se move para se tornar uma potência de energia renovável.
“As decisões da administração sobre dividendos, incluindo a proposta de destinação do resultado a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Ordinária marcada para 25 de abril de 2024″, destaca.
As falas provocaram um pandemônio da bolsa, com as ações despencando quase 6%. Analistas viram o comentário como negativo. A tese de dividendos é um dos principais chamarizes da companhia.
De acordo com Tiago Cunha, gestor de renda variável da Ace Capital e ouvido pela Reuters, as expectativas do mercado quanto ao pagamento de dividendos estavam mais próximas de um valor máximo ao potencial a ser distribuído.
“A fala do presidente, nesse sentido, coloca uma dúvida sobre qual será o percentual pago. Dependendo do percentual, a Petrobras terá um ‘dividend yield’ próximo das outras grandes empresas de petróleo no mundo, o que não justificaria uma preferência pela empresa brasileira”, acrescentou.
Veja o documento: