Após surtos de Covid, governo avalia se seguirá recomendação da Anvisa de suspender cruzeiros
Áreas técnicas de diversos ministérios do governo brasileiro avaliam desde o início desta segunda-feira se vão seguir a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender temporariamente a temporada de navios de cruzeiro, após surtos de Covid em embarcações que estão na costa brasileira.
A análise é feita em conjunto com Estados, municípios e empresas de turismo.
“Após o posicionamento de todos os envolvidos, técnicos e representantes dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Infraestrutura, Turismo e da Anvisa, se reunirão, na Casa Civil, para discussão e possível deliberação sobre o assunto”, informou nota conjunta da Casa Civil, Saúde, Justiça e Infraestrutura.
Na sexta-feira a Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, até que se tenha dados disponíveis sobre a situação. Segundo a agência, houve um aumento repentino dos casos de Covid nas embarcações e também há o risco de transmissão em território nacional da variante Ômicron.
Pessoas nesses navios chegaram a impedidas de desembarcar em solo brasileiro e houve navios que tiveram suas atividades suspensas ao longo da sexta-feira.