CryptoTimes

Após grandes golpes com cripto, África do Sul quer regulamentar criptomoedas

10 dez 2021, 12:53 - atualizado em 10 dez 2021, 14:14
África do Sul
Também será avaliado como essas moedas vão interagir com produtos financeiros tradicionais, os riscos que representam aos balanços patrimoniais dos bancos e se ameaçam a estabilidade (Imagem: REUTERS/Mike Hutchings)

A autoridade reguladora do setor financeiro na África do Sul pretende apresentar no início de 2022 um marco regulatório que abrangerá criptomoedas, a fim de proteger pessoas vulneráveis dos ativos de alto risco.

O marco, elaborado em conjunto com as agências de previdência e supervisão financeira, estabelecerá regras para o comércio de moedas virtuais como Ethereum, XRP e Litecoin, informou Unathi Kamlana, comissário da autoridade reguladora (conhecida pela sigla em inglês FSCA), em entrevista nesta sexta-feira.

Também será avaliado como essas moedas vão interagir com produtos financeiros tradicionais, os riscos que representam aos balanços patrimoniais dos bancos e se ameaçam a estabilidade.

“Queremos intervir quando clientes em potencial recebem oferecimento de produtos que não compreendem e podem ser altamente arriscados”, explicou Kamlana. “Devemos ter muito cuidado para não simplesmente dar legitimidade a eles.”

A introdução de regulamentos vem na esteira de dois grandes golpes com cripto originados na África do Sul, que levaram ao sumiço de bilhões de dólares em investimentos. As moedas digitais saíram da periferia para o centro do mundo financeiro nos últimos anos, intensificando os esforços globais para impedir transações sem restrições.

bloomberg@moneytimes.com.br