Política

Após festas durante lockdown, Johnson enfrenta voto de confiança

06 jun 2022, 8:51 - atualizado em 06 jun 2022, 8:51
Boris Johnson
Um porta-voz do gabinete de Johnson em Downing Street afirmou que a votação “permitirá ao governo traçar uma linha e seguir em frente, cumprindo as prioridades do povo” (Imagem: Facebook/Boris Johnson)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enfrentará um voto de confiança nesta segunda-feira, após um número crescente de parlamentares do governista Partido Conservador questionar a autoridade do líder após um escândalo sobre festas durante lockdown contra a Covid-19, o “partygate”.

Johnson, que conquistou uma ampla vitória eleitoral em 2019, está sob pressão depois que ele e sua equipe realizaram festas regadas a álcool no coração do poder enquanto o Reino Unido estava sob rígido lockdown para combater a Covid-19.

Ele foi recebido com coro de vaias e alguns aplausos abafados em eventos para celebrar o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth nos últimos dias.

Nesta segunda-feira, Johnson também foi atacado pelo ex-aliado Jesse Norman, que disse que a permanência do primeiro-ministro no poder insultou tanto o eleitorado quanto o partido.

“Você presidiu uma cultura de violação da lei no número 10 da Downing Street (residência oficial do premiê) em relação à Covid”, afirmou ele, acrescentando que o governo tinha “uma grande maioria, mas nenhum plano de longo prazo”.

Norman faz parte de um de um número crescente de parlamentares conservadores que dizem publicamente que Johnson, de 57 anos, perdeu sua autoridade para governar o Reino Unido, que enfrenta risco de recessão, aumento de preços e caos de viagens infligido por greves na capital Londres.

Jeremy Hunt, ex-ministro da Saúde que concorreu contra Johnson pela liderança dos conservadores em 2019, disse que o partido sabia que estava decepcionando o país. “A decisão de hoje é mudar ou perder”, disse ele. “Vou votar pela mudança.”

O chefe anticorrupção de Johnson, John Penrose, deixou o cargo. “Acho que acabou. Agora parece uma questão de quando e não se”, disse ele à Sky News quando perguntado sobre o futuro de Johnson.

Graham Brady, presidente do Comitê de 1922 do partido que representa parlamentares conservadores de base, disse que uma votação será realizada entre 14h e 16h (horário de Brasília).

“Os votos serão apurados logo em seguida. O anúncio será feito em momento a ser avisado”, disse.

Um porta-voz do gabinete de Johnson em Downing Street afirmou que a votação “permitirá ao governo traçar uma linha e seguir em frente, cumprindo as prioridades do povo”.

“O primeiro-ministro aprecia a oportunidade de apresentar o seu caso aos deputados e irá lembrá-los de que quando estão unidos e focados nas questões que interessam aos eleitores, não há força política mais formidável.”

Johnson, ex-prefeito de Londres, chegou ao poder em Westminster como o rosto da campanha do Brexit no referendo de 2016, e assumiu uma postura dura no poder, tirando o Reino Unido do mercado único e da união aduaneira com a União Europeia.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar