CryptoTimes

Após críticas, Marathon não irá mais censurar transações da rede Bitcoin

02 jun 2021, 15:23 - atualizado em 02 jun 2021, 15:23
Muitas empresas norte-americanas querem cumprir com as regras locais, mas nem sempre essas normas são benéficas à natureza descentralizada do ecossistema cripto (Imagem: Crypto Times)

Marathon Digital (MARA) está reconfigurando seu pool de mineração de bitcoin (BTC) “obediente a sanções” após sofrer repressão da comunidade.

O CEO Fred Thiel anunciou a decisão em um vídeo compartilhado no site da empresa na última segunda-feira (31).

No início de maio, o MARA Pool da Marathon começou a validar blocos da rede Bitcoin usando o software de avaliação de risco de carteiras da DMG que, segundo a Marathon, filtrava transações que envolviam carteiras que apareciam na lista da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) do Tesouro Americano.

“Na próxima semana, iremos atualizar todas as nossas máquinas de mineração para o nó padrão 0.21.1 do Bitcoin Core, incluindo o suporte para Taproot. Ao adotar o padrão completo do nó do Bitcoin Core, iremos validar transações no blockchain da mesma forma que todos os outros mineradores que usam o nó padrão”, disse Thiel.

Ao longo de maio, o MARA Pool emitiu 226,6 BTC sob esse sistema, mas muitos notaram que isso resultou em menores taxas de transação sendo pagas a mineradores, além de blocos que tinham bem menos transações do que aquelas transmitidas por outros pools.

Com a adesão à versão 0.21.1 do software Bitcoin Core, a empresa está migrando da mineração “obediente à OFAC”. Um representante da Marathon confirmou ao The Block que isso não sugere a suspensão de sua parceria com a DMG.

Sobre a recente controvérsia, Thiel disse ao The Block:

Sem dúvidas, existe uma quantidade de políticas de Bitcoin envolvida aqui. De um lado, você tem grupos na comunidade bitcoin que são a favor da descentralização máxima. São contra tudo o que tiver a ver com o cumprimento de regulações financeiras ou governamentais.

De outro, existem os investidores institucionais que gostam do fato de que as pessoas estão tentando tornar o blockchain mais complacente porque fica mais seguro para você investir.

Apesar da abordagem reformulada à mineração da Marathon, Thiel afirmou que grandes instituições irão ficar longe de um bitcoin agnóstico à regulamentações:

A indústria terá de ser responsiva a requisitos regulatórios se a indústria de serviços financeiros e os investidores participarem — porque eles não vão participar se houver uma violação das regulações.

Dito isso, nós apoiamos completamente a comunidade bitcoin e seu desejo pela descentralização completamente transparente.