Após comentários do presidente da SEC, Valkyrie quer listar ETF de futuros de bitcoin
Na semana passada, Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC, na sigla em inglês), compartilhou um certo interesse em produtos negociados em bolsa que estão ligados a contratos futuros de bitcoin (BTC).
Após esse discurso, diversas empresas agiram para enviar propostas para tais produtos – fundos negociados em bolsa (ETF) cripto. Valkyrie é a mais recente gestora a ter dado esse passo nessa quarta-feira (11).
De acordo com o esboço de uma proposta datada de ontem e enviada à SEC:
O Fundo não irá investir diretamente em bitcoin.
Sob circunstâncias normais, o Fundo busca adquirir um número de contratos futuros de bitcoin para que o valor nocional total do bitcoin presente nos contratos futuros armazenados pelo Fundo seja o mais próximo possível de 100% dos ativos líquidos do Fundo.
[…] O Fundo irá investir indiretamente, por meio de uma subsidiária integral do Fundo organizada sob as leis das Ilhas Cayman (a “Subsidiária”), em contratos futuros padronizados e firmados em dinheiro físico em bitcoin.
Tais contratos futuros são negociados em corretoras de commodities registradas com a Comissão para a Negociação de Futuros de Commodities (a “CFTC”).
Atualmente, contratos futuros de bitcoin nos quais o Fundo irá investir são negociados apenas na, ou sujeitos às regras da, Bolsa Mercantil de Chicago (a “CME”).
O valor dos futuros de bitcoin é determinado pela referência à CME CF Bitcoin Reference Rate, que fornece um indício do preço do bitcoin entre certas corretoras de bitcoin. O Fundo visa investir em futuros de bitcoin firmados em dinheiro.
Em abril, Valkyrie havia enviado uma proposta de ETF de bitcoin mas, assim como outras gestoras, a SEC não aprovou nem rejeitou o atual lote de propostas. Em junho, Valkyrie arrecadou US$ 10 milhões em uma rodada de financiamento, como informado anteriormente.
ProShares, Invesco e, na última terça-feira (10), VanEck enviaram documentos para ETFs ligados a futuros de bitcoin à SEC desde o discurso de Gensler. Em 2017, a VanEck havia proposto esse tipo de ETF, mas não obteve sucesso em sua iniciativa.
Existe alguma chance de um ETF de bitcoin
ser aprovado nos EUA em 2021?
No dia 3 de agosto, Gensler afirmou:
Espero que haja solicitações em relação a fundos negociados em Bolsa (ETF) sob a Lei de Empresas de Investimento (Lei de 1940). Quando combinada com outras leis federais de valores mobiliários, a Lei de 1940 fornece proteções significativas a investidores.
Dadas essas proteções importantes, espero a revisão pela Comissão desses documentos, principalmente se forem limitados a esses futuros de bitcoin negociados pela CME.