Internacional

Após assassinato de Abe: O que você precisa saber sobre as eleições do Japão

10 jul 2022, 15:25 - atualizado em 10 jul 2022, 15:25
Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, morreu após ser baleado enquanto fazia discurso de campanha dois dias antes da eleição (Imagem: REUTERS/Toru Hanai)

O governo conservador de coalizão do Japão deve ampliar sua maioria na câmara alta do Parlamento em uma eleição que ocorre dois dias após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.

* Abe, o primeiro-ministro mais longevo do Japão –que buscou tirar a economia da deflação crônica com suas ousadas políticas econômicas (as chamadas “Abenomics“), robustecer as forças armadas e combater a crescente influência da China— morreu após ser baleado enquanto fazia discurso de campanha dois dias antes da eleição.

* A morte do responsável pela política “Abenomics” do Japão torna altamente improvável qualquer ameaça imediata ao legado de Abe, mas pode eventualmente permitir que o primeiro-ministro, Fumio Kishida, corte gastos e estímulo monetário do governo de Abe.

* O resultado da eleição da câmara alta terá implicações no controle do primeiro-ministro, Fumio Kishida, sobre o Partido Liberal Democrático (PLD) e sua capacidade de lidar com as principais questões políticas, que vão da inflação à defesa e energia nuclear.

* O aumento do custo de vida está se transformando em um tema eleitoral espinhoso, já que os partidos da oposição culpam as políticas de Kishida pelo aumento dos preços.

* O agricultor Kiyoharu Hirao começou a adicionar mais arroz à mistura que ele dá ao seu gado para que seu dinheiro dure mais, uma vez que a desvalorização do iene aumenta o custo do milho importado para ração animal. Isso o deixa, junto com outros fazendeiros que enfrentam dificuldades semelhantes, irritado com o PLD, que já chegou a ter um apoio quase inabalável da parte rural do Japão.

* A pressão do Japão para reativar os reatores nucleares, fechados após o desastre de Fukushima uma década atrás, pode ganhar impulso, já que o governo de coalizão parece destinado a ganhos nas eleições.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar