CryptoTimes

Após alerta do banco central, corretora Binance irá se registrar nos Países Baixos

18 ago 2021, 16:14 - atualizado em 18 ago 2021, 16:19
“Iremos trabalhar, de forma construtiva, com o DNB e espero ter uma atualização positiva no futuro próximo”, afirmou um porta-voz da Binance (Imagem: Unsplash/anikinearthwalker)

Nesta quarta-feira (18), o banco central dos Países Baixos (DNB, na sigla em holandês) emitiu um alerta contra a Binance, afirmando que a corretora cripto não está registrada no país, ou seja, está oferecendo serviços ilegalmente.

Um porta-voz da Binance disse ao The Block que a empresa irá se registrar no banco central.

“Estamos atentos ao alerta do DNB sobre a Binance nos Países Baixos. Como parte de nosso comprometimento em redobrar nossos esforços de compliance, a Binance está no processo de enviar uma solicitação ao registro”, disse o porta-voz.

“Iremos trabalhar, de forma construtiva, com o DNB e espero ter uma atualização positiva no futuro próximo.”

O comentário parece ser diferente do que a Binance havia dito anteriormente sobre alertas regulatórios parecidos de países, incluindo o Reino Unido, o Japão e a Itália.

Na época, a Binance não havia dito que planejava obter registro nesses países. Nos Países Baixos, empresas cripto têm de obedecer à Lei Antilavagem de Dinheiro e Antifinanciamento ao Terrorismo do país. Devem se registrar com o DNB se quiserem operar dentro do país ou a partir dele.

“A Binance leva compliance muito a sério e, apesar de ainda não estarmos formalmente registrados com o DNB, temos um programa robusto de compliance que incorpora ferramentas e procedimentos para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo”, afirmou o porta-voz.

Binance também reforçou suas iniciativas de compliance com grandes contratações nos últimos meses.

Hoje (18), a corretora anunciou a contratação de Greg Monahan, ex-funcionário do governo americano no Serviço Interno de Receita (IRS), para liderar suas iniciativas globais de relatórios antilavagem de dinheiro.

Recentemente, a Binance também nomeou o ex-senador americano Max Baucus como seu consultor de relações políticas e governamentais, além dos ex-membros do Grupo de Ação Financeira Internacional (FAFT-GAFI) Rick McDonnel e Josée Nadeau como seus consultores de compliance e regulação.

theblock@moneytimes.com.br