Após 8 anos, Wikipédia não aceitará mais doações em bitcoin (BTC) e ether (ETH)
A empresa-mãe do Wikipédia, Wikimedia Foundation, não aceitará mais doações em bitcoin (BTC), ether (ETH) e bitcoin cash (BCH), após membros da comunidade terem tido um extenso debate sobre os pontos positivos e negativos das criptomoedas.
Segundo o Decrypt, a decisão foi anunciada após uma votação, em que mais de 70% dos participantes afirmaram que não queriam continuar com doações em cripto.
Em uma declaração, a empresa-mãe do Wikipédia disse que “decidiu descontinuar a aceitação direta de criptomoedas como meio de doação”.
“Estamos tomando essa decisão com base no feedback recente das comunidades de voluntários e doadores”, acrescentou a organização.
Wikimedia Foundation passou a aceitar doações em bitcoin em 2014. Na época, a fundação disse que incluir bitcoin como opção de doação tornaria as contribuições para o Wikipédia “mais simples e inclusivas”.
Doações em cripto ajudaram Wikipédia?
Apesar de as comunidades por trás do Wikipédia terem decidido proibir as doações com criptomoedas, estas eram responsáveis por uma parcela pequena de doações do site.
No ano passado, Wikimedia Foundation recebeu criptomoedas de 347 doadores. O valor doado correspondeu a somente 0,08% da receita da fundação em 2021.
Segundo o Decrypt, o debate sobre as doações em criptomoedas começou em janeiro deste ano, mas somente 400 membros da comunidade participaram, notou a editora do Wikipédia, Molly White.
De acordo com White, muitas dessas contas aparentam “ser contas de propósito único, criadas somente para a discussão”, para convencer a Wikimedia Foundation de suspender as doações em cripto.
Um documento apontou que o principal motivo usado como justificativa para encerrar as doações em cripto foram “problemas de sustentabilidade ambiental”.
Apesar das preocupações, o mercado cripto conta com diversas opções que não realizam a mineração de criptomoedas, um processo com alto consumo energético, como Cardano (ADA), Solana (SOL) e Avalanche (AVAX).
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!