Apoio de Meirelles à Lula mostra continuidade da responsabilidade fiscal, diz Temer
Durante evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, o ex-presidente Michel Temer afirmou que o apoio de Henrique Meirelles, ex-ministro da fazenda de seu governo, à Lula pode significar a continuidade das políticas iniciadas em seu governo relacionadas à responsabilidade fiscal.
O ex-ministro Meirelles formalizou apoio a Lula na segunda-feira (19), iniciando especulações do mercado sobre uma eventual participação do ex-ministro em um eventual terceiro mandato do petista. Aos participantes do evento, Temer disse ver com bons olhos essa aproximação.
“Ele (Meirelles) vai poder explicar a importância do teto de gastos. Achei boa a aproximação (de Lula) porque Meirelles foi um dos patrocinadores do teto”, afirmou.
Quando foi ministro da Fazenda de Michel Temer, após o impeachment de Dilma Rousseff, Meirelles implantou o teto de gastos. A medida, que visa conter a expansão a expansão das despesas do governo, é criticada por Lula e pelo PT. Caso o petista seja eleito, a ideia é levar ao Congresso uma PEC para acabar com o mecanismo.
“Quero me ater a fatos específicos e que mostram a comparação brutal. Quando trabalhamos juntos no governo, trabalhamos oito anos. Neste período, mais de dez milhões de empregos foram criados, isso é um fato, não é questionável. Cerca de 40 milhões de brasileiros saíram da pobreza. Isso mudou a vida do País”, disse Meirelles em evento que anunciou seu apoio à Lula.
Tanto Lula quanto o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL terão que fazer modificações no teto de gastos se quiserem manter o valor do Auxílio Brasil em R$ 600 em 2023. Lula critica o teto de gastos e promete modificá-lo caso seja eleito.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!