Aplicativo de transporte de passageiros Didi irá testar criptomoeda da China
O gigante aplicativo de transporte privado Didi Chuxing começará a testar a moeda digital emitida pelo banco central (CBDC, na sigla em inglês) da China.
O anúncio foi divulgado nesta quarta-feira (8), e Didi afirmou ter assinado um acordo com o Instituto de Pesquisa de Moedas Digitais do Banco Popular da China (PBoC) para testar o yuan digital, mais conhecido como “moeda digital/pagamento eletrônico” (DCEP).
“DCEP se tornará uma infraestrutura essencial da economia digital”, afirmou Didi, acrescentando que trabalhará com o banco central para “promover a integração da economia digital com a economia real”.
Embora detalhes específicos não tenham sido divulgados, pode ser a primeira aplicação no mundo real da DCEP dada a enorme base de usuários do Didi. A empresa é apoiada pelo SoftBank e pela Apple e atende mais de 550 milhões de usuários. Didi adquiriu a filial chinesa da Uber em 2016.
Didi já fornece suporte para os aplicativos Alipay e WeChat Pay em sua plataforma, então a criptomoeda pode ser um bom teste.
O PBoC começou a testar sua criptomoeda, que estava sendo desenvolvida desde 2014, há alguns meses. O banco central firmou parceria com diversas empresas estatais, incluindo quatro bancos comerciais e três gigantes empresas de telecomunicação, para testar o yuan digital.
Starbucks, McDonald’s e Subway também desejavam testar a criptomoeda. Embora vários detalhes sobre o yuan digital tenham surgido nos últimos meses, ainda não se sabe a data oficial de lançamento do DCEP.